Leandro Vilela é confirmado candidato a prefeito e João Campos vice

A convenção do MDB, União Brasil, Podemos, PP, PSD e Solidariedade confirmou na manhã deste sábado, 3, o ex-deputado federal Leandro Vilela candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia e o ex-deputado federal e delegado de Polícia Civil, João Campos, como candidato a vice.

Leandro Vilela assegurou que dará continuidade ao legado de Maguito Vilela e do ex-prefeito Gustavo Mendanha e que implantará em Aparecida o padrão Ronaldo Caiado de governar.

“Vamos asfaltar todas as ruas habitadas, incluir as crianças nos CMEIs, deixar a cidade 100% com iluminação de Led, cuidar das praças e na segurança ou bandido muda de profissão ou muda de cidade”, afirmou Leandro.

Conforme o governador Ronaldo Caiado (UB), a eleição de Leandro Vilela é a segurança para evitar o retrocesso de Aparecida. “Eu não só apoio. Eu avalizo Leandro Vilela. Assumo o compromisso total com Leandro e Aparecida”, ressaltou o governador.

O ex-prefeito Gustavo Mendanha destacou que todos os prefeitos colaboraram com o desenvolvimento de Aparecida, mas que é “inegável que existe uma Aparecida antes e outra depois de Maguito”. Para Gustavo, Leandro tem capacidade e experiência para dá continuidade a Aparecida que deu certo.

O candidato a vice-prefeito da Coligação Pra Aparecida Seguir Avançando, João Campos, destacou que conhece Leandro Vilela desde quando foram deputados federais juntos. “É uma honra ombrear com Leandro esse projeto de fazer Aparecida cada vez melhor avalizado pelo governador Caiado e meu irmão Gustavo Mendanha”, sublinhou.

O pré-candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB) disse que Leandro tem o melhor time e reforçou a dobradinha entre os pré-candidatos da base do governador Ronaldo Caiado nos dois maiores colégios eleitorais de Goiás. “Nos ajude em Goiânia e aqui em Aparecida trabalhe por Leandro Vilela. Nós dois juntos com Caiado e Daniel vamos fazer uma Goiânia, Aparecida e Goiás cada vez melhor”,

MULHERES

Durante a convenção as mulheres lideradas pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado; a ex-primeira-dama de Aparecida, Mayara Mendanha; deputada federal Sylvie Alves (UB) e a filha de Iris Rezende, Ana Paula Rezende, tiveram destaque na defesa da candidatura de Leandro e da participação das mulheres na política.

“Aparecida é exigente porque teve Maguito Vilela prefeito e Gustavo e Mayara Mendanha comandando a cidade e Aparecida quer o melhor daqui pra frente e o melhor é Leandro Vilela prefeito”, Gracinha Caiado

Mayara Mendanha disse que Aparecida vai voltar a ser feliz com Leandro Vilela e Ronaldo Caiado. Mayara pediu e todas as mulheres foram de branco para simbolizar que a campanha do emedebista será propositiva e de paz.

A filha de Iris, Ana Paula lembrou da responsabilidade dela, Daniel, Leandro, Gustavo para defender o legado de Iris e Maguito e do orgulho de ser emedebista.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo de Goiás investe R$ 6,6 milhões na restauração do Museu Zoroastro Artiaga

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), deu início às obras de restauração do Museu Goiano Zoroastro Artiaga, um dos marcos do estilo Art Deco na Praça Cívica, em Goiânia. Este projeto contou com um investimento de R$ 6,6 milhões e foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
As obras, conduzidas pela Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, têm como objetivo recuperar as características originais do prédio, valorizar o conjunto arquitetônico e implementar melhorias de acessibilidade e segurança estrutural. Além disso, o espaço será requalificado com uma nova proposta museográfica.
 
Para proteger o público e o edifício histórico, tapumes foram instalados ao redor do prédio. Simultaneamente, começaram a ser elaborados os projetos executivos, além do mapeamento e organização do acervo, que será transferido para outro local durante as intervenções. Durante o restauro, o acervo passará por desinfestação por atmosfera anóxia (ausência de oxigênio) e higienização.

Importância do acervo

A coleção do museu inclui peças arqueológicas, mineralógicas, de etnologia indígena, arte sacra e arte popular, que narram a trajetória do estado e da cidade de Goiânia desde sua fundação até os dias atuais. Essas peças são essenciais para a preservação da memória histórica e cultural de Goiás.
 
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca que a preservação do patrimônio histórico e cultural goiano é uma prioridade. “O início das obras de restauro do Museu Zoroastro Artiaga representa um passo fundamental para garantir que este espaço, tão significativo para a memória de Goiás, continue a inspirar as próximas gerações. Estamos comprometidos em entregar à população um museu revitalizado, acessível e preparado para contar a nossa história com ainda mais riqueza e cuidado,” afirma a titular.

História e significado

Inaugurado como o primeiro museu de Goiânia, o Museu Goiano Zoroastro Artiaga é um marco cultural que reflete a diversidade material e imaterial de Goiás. Localizado na Praça Cívica, o edifício foi construído entre 1942 e 1943 pelo engenheiro polonês Kazimiers Bartoszevsky, inicialmente para abrigar o Departamento de Imprensa e Propaganda. Em 1946, foi transformado em museu e recebeu o nome de Zoroastro Artiaga, em homenagem ao professor, advogado, geólogo e historiador que foi o primeiro diretor da instituição. Tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual em 1998 e pelo Iphan em 2004, o museu é uma referência do estilo Art Deco, um dos destaques da arquitetura da capital goiana.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp