Leandro Vilela reforça propostas para unidades de atenção básica à saúde em Aparecida de Goiânia

Investir na atenção básica à saúde, com unidades estruturadas e profissionais capacitados, é fundamental para criar um sistema de saúde equilibrado e eficiente. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem acompanhamento contínuo e integral aos pacientes, permitindo o monitoramento, diagnóstico precoce e tratamento de diversas condições de saúde, evitando que problemas simples se agravem e sobrecarreguem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
 
Reconhecendo a importância dessa estrutura, Leandro Vilela, candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, lembra que, como deputado federal, ajudou Maguito Vilela a garantir em Brasília a construção de 28 novas UBSs para a cidade. Atualmente, Aparecida conta com 42 unidades que atendem pacientes de todas as regiões. No entanto, Vilela enfatiza que é necessário ampliar o número de UBSs para cobrir integralmente todos os bairros, conforme destacou em reunião realizada na quarta-feira, 25, com moradores e apoiadores do candidato a vereador Gilsão Meu Povo e o ex-prefeito Gustavo Mendanha.
 
“Entre minhas propostas para a saúde básica do município, estão a modernização e ampliação dos serviços prestados. Vamos manter um processo contínuo de equipar, mobiliar, ampliar, reformar e modernizar as unidades de atenção básica e de urgência. Nossa meta é expandir e fortalecer toda a rede de atenção à saúde da cidade. Além da ampliação do HMAP e da criação de uma ala oncológica, assim como a reforma das UPAs e a atenção especial à saúde da mulher, ampliaremos o número de UBSs para garantir cobertura completa, incluindo uma nova unidade aqui no Garavelo e uma na Vila Brasília, além de outros bairros”, afirmou Vilela.
 
Outra prioridade de Vilela é assegurar que todas as unidades de saúde estejam abastecidas com medicamentos e produtos hospitalares, garantindo que as necessidades da população sejam atendidas de forma contínua e eficiente. Além disso, ele propõe ampliar a integração entre a rede de urgência e as demais unidades de saúde do município, promovendo um atendimento mais eficaz e coordenado.
 
Durante as reuniões realizadas ao lado dos candidatos à Câmara Municipal da coligação ‘Pra Aparecida Seguir Avançando’ (MDB, União Brasil, Podemos, Solidariedade, PP, PMB e PSD), Vilela destacou suas propostas para a saúde e para áreas como infraestrutura, educação, assistência social, esporte, desenvolvimento urbano e habitação. “Maguito asfaltou 115 bairros e Gustavo pavimentou muitos outros. Se formos eleitos, João Campos e eu daremos continuidade a esse progresso, levando dignidade à população e melhorando sua qualidade de vida, asfaltando as ruas habitadas dos 47 bairros que ainda precisam de pavimentação”, garantiu o candidato.
 
Em uma reunião no Parque Itatiaia, ao lado do candidato a vereador Ataídes Neguinho, Vilela ressaltou sua trajetória política, lembrando sua experiência em três mandatos como deputado federal. “Tenho uma história de serviços prestados a esta cidade. Aparecida é a minha casa, e estou preparado para fazer o melhor governo que nossa cidade já viu. Nosso compromisso é com o desenvolvimento em todas as áreas: saúde, educação, segurança e infraestrutura”, afirmou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula impõe veto ao indulto de Natal para condenados do 8 de janeiro

Lula Impõe Veto ao Indulto de Natal para Condenados do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o indulto de Natal para os condenados pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, marcando o segundo ano consecutivo em que o benefício é negado aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. O anúncio foi feito na noite de 23 de dezembro, um dia antes da véspera de Natal, destacando a firmeza do governo em lidar com esses crimes.

Além disso, o indulto não será concedido a condenados por abuso de autoridade e crimes contra a administração pública, como peculato e corrupção passiva. O decreto também exclui aqueles condenados por crimes hediondos, tortura e violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Integrantes de organizações criminosas, condenados em regimes disciplinares diferenciados e aqueles que fizeram acordos de colaboração premiada também estão fora do benefício.

Por outro lado, o indulto será concedido a gestantes com gravidez de alto risco, comprovada por laudo médico. Mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência também terão direito ao benefício, desde que comprovem ser essenciais para o cuidado de crianças até 12 anos com deficiência.

Saúde e condições especiais

O decreto prevê o perdão da pena para pessoas infectadas com HIV em estágio terminal, ou aquelas com doenças graves crônicas sem possibilidade de atendimento na unidade prisional. Pessoas paraplégicas, tetraplégicas, cegas e portadoras do espectro autista em grau severo também serão beneficiadas.

Este decreto reforça a posição do governo em relação aos atos antidemocráticos e crimes graves, enquanto oferece alívio a grupos vulneráveis. As pessoas contempladas pelo benefício terão, na prática, o perdão da pena e o direito à liberdade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp