Léia Klébia lança programa de capacitação em corte e costura

leia-klebia-lanca-programa-de-capacitacao-em-corte-e-costura

Projeto de Léia Klébia cria Programa de Fomento ao Corte e Costura

Voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, programa visa capacitação em técnicas de corte e costura industrial e inserção no mercado de trabalho

A vereadora Léia Klébia (Podemos) apresentou matéria que institui o Programa de Fomento ao Corte e Costura.

O objetivo, conforme a parlamentar, é capacitar, qualificar e incentivar o empreendedorismo e a produção industrial no setor de confecção, promovendo o desenvolvimento econômico e a geração de empregos para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com ênfase no cooperativismo.

Diz o projeto que o programa será voltado, prioritariamente, para mulheres em situação de vulnerabilidade social que não possuem experiência profissional na área de confecção, com a finalidade de capacitá-las em técnicas de corte e costura industrial, além de prepará-las para a inserção no mercado de trabalho, especialmente no setor de confecção de roupas em escala industrial.

O programa, de acordo com a vereadora, será executado por meio de parcerias com instituições locais, organizações não governamentais, cooperativas e outros organismos competentes, visando garantir o máximo de aproveitamento dos recursos e a inclusão das participantes no mercado formal de trabalho.

A Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, poderá executar o programa em parceria com grandes redes varejistas e outras empresas do setor, para viabilizar a comercialização dos produtos produzidos pelas cooperativas, proporcionando acesso ao mercado local, nacional e internacional.

Segundo Léia, o programa “visa atender a uma demanda crescente por alternativas de inclusão no mercado de trabalho e autonomia econômica para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A capacitação no setor de corte e costura industrial, aliada ao incentivo ao cooperativismo, permitirá a criação de novos postos de trabalho, promovendo a dignidade e a geração de renda para as participantes. Além disso, o fomento ao empreendedorismo e à produção em larga escala contribuirá para o desenvolvimento econômico local e regional, alinhando-se aos objetivos de inclusão social e fortalecimento da economia solidária”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp