Leilão de balsas em SP: 4 empresas disputam concessão de 14 trechos aquaviários

leilao-de-balsas-em-sp3A-4-empresas-disputam-concessao-de-14-trechos-aquaviarios

O leilão das travessias de balsa do estado de São Paulo será realizado nesta quinta-feira. O evento está agendado para as 16h, na sede da B3. Conforme informações do Governo de SP, quatro empresas apresentaram propostas pela concessão de 14 trechos aquaviários do estado.

Quatro empresas vão disputar o leilão das balsas. A concessão do sistema de travessias de balsa do estado de São Paulo está marcada para as 16h desta quinta-feira, na sede da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). Quatro empresas – Acqua Vias SP – Internacional Marítima Ltda., Comporte Participações S.A, Consórcio Travessias SP e CS Infra S.A – enviaram propostas para operar, administrar e manter os 14 trechos aquaviários do estado.

A concessão à iniciativa privada prevê um investimento de R$ 2,5 bilhões ao longo de 20 anos para operar, manter e administrar as 14 linhas de travessias por balsas em São Paulo. A modernização do transporte por balsas no estado incluirá a troca da frota por embarcações elétricas, melhorias em terminais e uso de novas tecnologias.

O projeto elaborado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e aprovado em abril pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com 62 votos a favor e 16 contra. O governo assegurou que a concessão não alterará os valores cobrados nem as gratuidades já existentes.

As 14 linhas do leilão abrangem diferentes regiões, como Litoral Norte, Litoral Centro, Litoral Sul, Região Metropolitana de São Paulo e Reservatório de Paraibuna. A previsão é a aquisição de 45 novas embarcações, incluindo modelos elétricos visando reduzir a poluição e melhorar a segurança ambiental.

A concessionária receberá 20% da arrecadação das tarifas, enquanto os outros 80% serão custeados pelo governo estadual. Atualmente, o sistema de travessias de balsa em São Paulo movimenta cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. Os investimentos também contemplam obras em infraestrutura, acessos, calçamentos, terminais e áreas de alimentação e informação. A modernização do sistema é considerada essencial para atender à demanda com segurança e eficiência.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp