Leilão do túnel Santos-Guarujá tem empresa definida. E agora? Veja as próximas
fases até entrega em 2031
Empresa portuguesa Mota-Engil venceu o leilão e precisa cumprir uma série de
etapas técnicas, jurídicas e ambientais junto ao estado de São Paulo e ao
governo federal para iniciar a construção do túnel, cuja entrega está prevista
para 2031.
Travessia Santos x Guarujá: como é hoje e como pode ficar com o túnel imerso
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Travessia Santos x Guarujá: como é hoje e como pode ficar com o túnel imerso
A construtora portuguesa Mota-Engil venceu o leilão do Túnel Imerso Santos-Guarujá
[DE.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2025/09/05/tunel-santos-guaruja-entenda-a-obra-inedita-abaixo-do-canal-do-maior-porto-da-america-do-sul.ghtml],
nesta sexta-feira (5), e conseguiu o contrato de concessão por um período de 30
anos. Agora, a empresa, o estado de São Paulo e o governo federal precisam
cumprir uma série de etapas técnicas, jurídicas e ambientais antes do início das
obras, previsto para meados de 2026 e 2027.
Durante esses 30 anos, o governo de São Paulo vai pagar anualmente R$ 436,2
milhões à empresa vencedora — a menor proposta apresentada no leilão
[DE.globo.com/economia/noticia/2025/09/05/tunel-santos-guaruja-mota-engil-vence-leilao-do-primeiro-projeto-submerso-do-brasil-veja-os-detalhes.ghtml].
O teto estipulado no edital era de um pagamento anual de R$ 438,4 milhões. Esse
modelo de contrato é uma Parceria Público-Privada (PPP), em que a empresa
constrói e opera o túnel, e o governo faz esse pagamento anual como compensação.
O DE detalha o caminho que será percorrido até a entrega da obra, prevista para
2031.
Fase contratual e aporte público
Segundo o secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, após
o leilão, tem início a fase de recursos e de formalização do contrato com a
empresa vencedora. “Vamos analisar essa papelada toda e esperamos, entre 30 e 60
dias, ter a adjudicação (formalização) do contrato para declarar oficialmente o
vencedor”, disse, em entrevista ao Jornal A Tribuna.
1 de 3 Túnel Santos-Guarujá — Foto: Arte/DE
Túnel Santos-Guarujá — Foto: Arte/DE
Depois da confirmação da vencedora, ocorre a assinatura do contrato. A partir
desse momento, estado e União têm 60 dias para depositar R$ 2,7 bilhões cada,
totalizando R$ 5,14 bilhões destinados à construção do túnel.
Caso uma das partes não faça o depósito, a outra tem 90 dias para complementar o
valor. “Se o aporte não for feito, a concessionária tem direito ao ‘way out’, ou
seja, pode desistir do contrato. Até essa fase do processo, já estaremos no meio
do ano que vem”, explicou Benini.
O investimento total da obra é de R$ 6,8 bilhões. Os R$ 1,78 bilhão restante é
responsabilidade da empresa vencedora, que deverá aplicar esse valor na
manutenção e operação do serviço ao longo da concessão.
A fiscalização do projeto será feita pelo Governo de São Paulo e pelo Governo
Federal, que acompanham todas as etapas da execução e operação.
Leilão põe fim a quase 100 anos de promessas e reviravoltas; confira a
história
[DE.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2025/09/05/tunel-santos-guaruja-leilao-poe-fim-a-quase-100-anos-de-promessas-e-reviravoltas-confira-a-historia.ghtml]
2 de 3 Infográfico – Túnel Santos-Guarujá em números — Foto: Arte/DE
Infográfico – Túnel Santos-Guarujá em números — Foto: Arte/DE
Preparação para as obras
Com o contrato assinado e os recursos depositados, a empresa deverá definir o
local onde será construída a doca seca para montagem dos módulos de concreto do
túnel.
“Há áreas disponíveis em Santos e em Guarujá, como a Prainha. A fase da
confecção dos blocos de concreto deverá ser concluída em 2030, quando será feita
a imersão da estrutura a partir de 22 metros de profundidade no canal do Porto.
O topo do túnel ficará a 21 metros, com um metro a mais de segurança”, detalhou
o secretário.
As obras de acesso ao túnel em Santos e Guarujá também devem começar em 2030.
“Com a imersão concluída (fechou, selou e abriu o túnel), começará a fase de
pavimentação, instalação de trilhos (para o Veículo Leve sobre Trilhos, VLT),
instalação de sistemas. A nossa expectativa é abrir o túnel em 2031”, projetou
Benini.
Licenciamento ambiental
Canal do Porto de Santos — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
O projeto já possui a Licença Prévia (LP), que confirma a viabilidade ambiental
da obra
[DE.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2025/08/12/tunel-santos-guaruja-recebe-primeira-licenca-ambiental-e-avanca-para-leilao-que-preve-r-68-bi-em-investimentos.ghtml].
O documento foi emitido pela Cetesb em 11 de agosto, após aprovação do Conselho
Estadual do Meio Ambiente (Consema).
Segundo o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, a
empresa vencedora será responsável por conduzir as próximas etapas do
licenciamento, a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO) até
obter autorização para iniciar as obras.
Ações após o leilão
O DE listou o passo a passo do que deve acontecer após a empresa ter vencido o
leilão. É um processo que vai da análise de documentos, passa pelo aporte dos
valores acordados, obtenção de licenças até as desapropriações e construção.
Confira abaixo:
* Adjudicação do contrato: O contrato tem de 30 a 60 dias após o leilão para
ser validado.
* Assinatura oficial: Será feita após análise e validação da adjudicação do
contrato.
* Pagamento dos R$ 5,14 bilhões: Estado e governo federam têm até 60 dias após
assinatura do contrato para efetuar o pagamento – R$ 2,7 bilhões cada.
* Doca para módulos: Definição da área, em Santos ou Guarujá, para a montagem
dos módulos de concreto. Essa etapa depende da assinatura do contrato e
aporte da União e estado.
* Produção dos módulos: Atividade está prevista para começar em 2027. Os
módulos conectados formarão o túnel.
* Conclusão da estrutura imersa: Montagem de todos os módulos até 2030.
* Fiscalização da obra: Governo de São Paulo ficará responsável pelo
acompanhamento da obra.
* Obras de acesso em Santos e Guarujá: começam em 2030.
* Instalação de sistemas e trilhos (VLT): após imersão dos módulos no mar. Está
prevista para 2030.
* Previsão de entrega e operação do túnel: 2031.
* Licenças ambientais pendentes: Licença de Instalação (LI) e a Licença de
Operação (LO), sob responsabilidade da concessionária.
* Receita da concessionária: começa no 6º ano da concessão, com pedágio e
contraprestação pública.
* Prazo de concessão: 30 anos, com possibilidade de prorrogação.
Estrutura e impacto
Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros sob o canal do estuário, o túnel
contará com três faixas por sentido: duas para veículos e uma exclusiva para o
VLT. Também haverá galeria para pedestres e ciclistas. A travessia será feita em
até dois minutos, contra os 20 minutos em média das balsas e até uma hora pela
Rodovia Cônego Domenico Rangoni.
A Mota-Engil venceu a concorrência ao lado da estatal chinesa China
Communications Construction Company (CCCC), considerada uma das maiores do mundo
em construção e engenharia. Segundo o secretário Benini, uma das exigências para
a assinatura do contrato é a apresentação da subcontratação qualificada. Como a
Mota-Engil não possui experiência comprovada em túnel imerso, a empresa
contratou a CCCC para apresentar a atestação técnica necessária.
Túnel entre Santos e Guarujá será construído com método inédito no Brasil
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VÍDEOS: DE EM 1 MINUTO SANTOS
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