Leilões de Trens em SP: Sorocaba e ABC-Guarulhos em Destaque

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Trens a Sorocaba e ABC-Guarulhos: São Paulo mira mais 3 leilões de trilhos em 2025

Além de trens, aparece concessão de metrô ligando regiões Leste e Oeste; todos certames estão previstos para quarto trimestre. Após leiloar as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, o governo de São Paulo mira bater o martelo e conceder trilhos mais três vezes em 2025: para o Lote ABC Guarulhos, com a linha 10-Turquesa e futura linha 14-Ônix de trens urbanos; a linha 16-Violeta de metrô; e o trem intercidades (TIC) que ligará a capital a Sorocaba.

Na última sexta-feira (28), o grupo Comporte arrematou as linhas da CPTM, com previsão de investir R$ 14,3 bilhões por 25 anos. Entre as melhorias estão a ampliação de 22,6 km das linhas, com a construção de dez novas estações e reforma de outras 24.

Dentre os projetos que estão “no forno”, o mais avançado é o Lote ABC-Guarulhos, que já teve audiência pública concluída e agora aguarda a publicação do edital entre o segundo e o terceiro trimestre e leilão no quarto. O mais provável é que aconteça em junho. O pacote que contém a operação e expansão de uma linha já existente, a 10-Turquesa, que liga Rio Grande da Serra à estação Luz, e uma nova, ligando as cidades de Santo André e Guarulhos, seria concedido por 30 anos com previsão de R$ 19 bilhões em investimentos e ampliação de 80 km de trilhos.

Há previsão de construção de quatro novas estações na linha 10: ABC, entre Capuava e Prefeito Celso Daniel; São Carlos-Parque da Mooca, entre Ipiranga e Mooca; Pari, entre Brás e Luz; e Bom Retiro, após a Luz. A futura linha 14 prevê 23 estações: nove em Santo André, de Jardim Irene a Parque Oratório; onze na capital, de Sapopemba a Hospital Jardim Helena; e mais três em Guarulhos, de Sacramento a Bonsucesso. Haverá ligações com as linhas 11-Coral, 12-Safira e 15-Prata.

Nem o TIC ou a linha 16-Violeta teve audiência pública, mas ambas têm leilão previsto para o quarto trimestre. O trem de São Paulo a Sorocaba prevê a extensão de 100 km e R$ 10 bilhões em investimentos; o metrô ligando as regiões Leste e Oeste da Capital, 32 km e R$ 38,4 bilhões. Ambos preveem 30 anos de concessão. Com quatro estações novas, o trem sai da região metropolitana da capital e passa por Osasco, Barueri, Itapevi, São Roque, Mairinque e Alumínio, todos a Oeste de São Paulo, antes de chegar em Sorocaba. O trajeto será feito em 60 minutos, sendo que hoje é feito em 110 minutos de carro e 130 minutos de ônibus. Já a nova linha do metrô ligará a estação Oscar Freire à futura estação Cidade Tiradentes. Haverá ao todo 25 estações, com ligações nas linhas Linha 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 10-Turquesa, e 15-Prata. Conhecida também como a “Linha dos Parques”, o ramal terá estações próximas aos parques do Ibirapuera, Aclimação e Independência.

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