Leite materno de doadora vacinada cura mulher com Covid-19 prolongada

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriram que a Covid prolongada pode ser tratada com leite materno. Pelo menos foi isso o verificado ao testarem o tratamento alternativo em uma paciente com a doença e também com um problema genético raro que impede o organismo de produzir anticorpos contra qualquer vírus.

A mulher, de 28 anos, teve a terapia inovadora registrada em um artigo científico publicado na revista científica Viruses. O grupo que acompanha a mulher decidiu pelo procedimento devido à persistência da infecção. Liderados pela pesquisadora que acompanha a paciente desde a infância, Maria Marluce Vilela, da Unicamp, eles chegaram a testar transfusão de plasma sanguíneo como tratamento, mas não obtiveram respostas satisfatórias.

Os cientistas orientaram a paciente a beber 30 mililitros de leite materno de uma doadora vacinada contra Covid a cada três horas durante uma semana. Um teste PCT foi realizado em seguida e o resultado foi negativo para o coronavírus. O mesmo exame havia sido realizado durante os últimos quatro meses e constatado a presença do microorganismo. 

“As características de virulência dos agentes infeciosos podem levar a dois desfechos nesses casos: infecção crônica ou morte”, afirmou Vilela à Agência Fapesp. Segundo ela, a mulher continua recebendo acompanhamento e é testada frequentemente. 

A iniciativa foi baseada em uma outra pesquisa na qual mulheres vacinadas com a Pfizer produziam leite com um componente considerado o principal neutralizante da ação do coronavírus e de outros agentes causadores de doenças.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Saiba quais são os feriados e pontos facultativos de 2025

Portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicada nesta segunda-feira, 30, no Diário Oficial da União define o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos do ano de 2025.

Em nota, a pasta informou que as datas deverão ser cumpridas nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometimento de atividades públicas consideradas serviços essenciais à população.

A portaria estabelece ainda que feriados em comemoração à data magna de estados, fixadas em lei estadual, e os dias de início e término de ano de centenário de fundação de municípios, declarados em lei municipal, serão observados por repartições da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nas respectivas localidades.

“Dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na portaria poderão ser compensados desde que previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor”, destacou o ministério no comunicado.

“Não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a portaria. Também está vedado adotar ponto facultativo estabelecido pela legislação estadual, municipal ou distrital, ressalvados os feriados em comemoração à data magna do estado.”

Veja a lista com os 18 feriados nacionais e pontos facultativos de 2025:

– 1º de janeiro (quarta-feira) –  Confraternização Universal (feriado nacional);

– 3 de março (segunda-feira) – Carnaval (ponto facultativo);

– 4 de março (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo);

– 5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);

– 18 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional);

– 21 de abril (segunda-feira) – Tiradentes (feriado nacional);

– 1º de maio (quinta-feira) – Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

– 19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo);

– 20 de junho (sexta-feira) – ponto facultativo;

– 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil (feriado nacional);

– 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

– 28 de outubro (terça-feira) – Dia do Servidor Público Federal (ponto facultativo), a ser comemorado dia 27;

– 2 de novembro (domingo) – Finados (feriado nacional);

– 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República (feriado nacional);

– 20 de novembro (quinta-feira) – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);

– 24 de dezembro (quarta-feira), – véspera de Natal (ponto facultativo após as 13h);

– 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal (feriado nacional);

– 31 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de ano novo (ponto facultativo após as 13h).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp