Press "Enter" to skip to content

Lembra Filmes oferece gratuitamente Imersão Cinematográfica na Periferia

Última atualização 22/03/2024 | 17:39

A Lembra Filmes, em colaboração com a Associação Sociocultural Cidade Livre e o apoio da Dafuq Filmes, lança o projeto “Imersão Cinematográfica na Periferia”. A iniciativa, inédita em Aparecida de Goiânia, visa democratizar o acesso a técnicas de operação de câmera, iluminação e produção executiva, oferecendo uma oportunidade de qualificação aos jovens na periferia.

O período de inscrições segue até 14 de abril. A oportunidade é gratuita e direcionada tanto a iniciantes no campo do audiovisual que desejam se aprofundar no departamento de fotografia cinematográfica, quanto a profissionais já atuantes na área que buscam expandir suas habilidades criativas por meio desta imersão.

Aprendizado e criação

As oficinas do projeto acontecerão de 22 a 26 de abril, com atividades diárias programadas para ocupar tanto a manhã (8h às 12h) quanto a tarde (13h às 17h) desta semana. As aulas acontecerão no Teatro Cidade Livre, em Aparecia.

Os participantes terão a chance de aprender com profissionais renomados, incluindo Kátia Coelho — a primeira mulher a realizar a direção de fotografia de um longa-metragem no Brasil —, Thaynara Rezende e Gleig de Souza. Os alunos selecionados contarão com três oficinas ofertadas ao longo de uma semana:

1) Operação de Câmera: este módulo explora os conceitos fundamentais relacionados à câmera de cinema, alternando entre práticas de operação e estudos de caso.

2) Iluminação para Cinema: aborda os conceitos essenciais sobre a exposição da imagem e como manipular a luz para alcançar resultados visuais.

3) Produção Executiva de Longa-Metragem para Direção de Fotografia: módulo focado em fotografia e seleção de equipamentos, análise de roteiro e a organização eficaz do departamento visando a produção.

Lei Paulo Gustavo

Essa iniciativa foi viabilizada através do edital n.º 8/2023 – Formação e Difusão Audiovisual, financiado pela Lei Paulo Gustavo do Governo Federal e administrado pelo Governo de Goiás, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.