Nossa homenagem ao grande Léo Canhoto (à esquerda), que morreu na madrugada deste sábado, aos 84 anos.
Uma das maiores duplas sertanejas da história desse país, Léo Canhoto e Robertinho são donos de sucessos como “Apartamento 37” e “O último julgamento”, música conhecida por muitos na voz de Milionário e José Rico. A dupla tem em sua carreira mais de trinta discos gravados e é conhecida por ser a primeira entre os sertanejos a utilizar instrumentos como guitarra elétrica e contra-baixo.
Léo Sachi, seu nome verdadeiro, estava internado há três semanas após ter paradas cardíacas. No hospital, teve pneumonia e não resistiu. Léo Canhoto também destacou-se como compositor, escrevendo músicas para outras duplas da época, como “Zilo e Zalo” e “Pedro Bento e Zé da Estrada”. Chegou a escrever e estrelar um filme de 1978, chamado “Chumbo Quente”, sob direção de Clery Cunha.
Em 1975, gravaram a música “O presidente e o Lavrador”, que agradou tanto o então presidente Ernesto Geisel, que decidiu condecorar a dupla com a medalha do Brasão da República.
É natural de Anhumas, São Paulo, e começou a dupla com Robertinho nos anos de 1970, em Goiânia. Se separaram em 1983, mas voltaram com a dupla, e pela última vez em 2018.
Veja a música que agradou ao presidente da República: