Press "Enter" to skip to content

Léo Canhoto, da dupla com Robertinho, morre aos 84 anos

Nossa homenagem ao grande Léo Canhoto (à esquerda), que morreu na madrugada deste sábado, aos 84 anos.

Uma das maiores duplas sertanejas da história desse país, Léo Canhoto e Robertinho são donos de sucessos como “Apartamento 37” e “O último julgamento”, música conhecida por muitos na voz de Milionário e José Rico. A dupla tem em sua carreira mais de trinta discos gravados e é conhecida por ser a primeira entre os sertanejos a utilizar instrumentos como guitarra elétrica e contra-baixo.

Léo Sachi, seu nome verdadeiro, estava internado há três semanas após ter paradas cardíacas. No hospital, teve pneumonia e não resistiu. Léo Canhoto também destacou-se como compositor, escrevendo músicas para outras duplas da época, como “Zilo e Zalo” e “Pedro Bento e Zé da Estrada”. Chegou a escrever e estrelar um filme de 1978, chamado “Chumbo Quente”, sob direção de Clery Cunha.

Em 1975, gravaram a música “O presidente e o Lavrador”, que agradou tanto o então presidente Ernesto Geisel, que decidiu condecorar a dupla com a medalha do Brasão da República.

É natural de Anhumas, São Paulo, e começou a dupla com Robertinho nos anos de 1970, em Goiânia. Se separaram em 1983, mas voltaram com a dupla, e pela última vez em 2018.

Veja a música que agradou ao presidente da República: