Léo Gamalho de volta à Série B: a sete gols do recorde histórico de artilharia

leo-gamalho-de-volta-a-serie-b3A-a-sete-gols-do-recorde-historico-de-artilharia

DE volta à Série B, atacante está a sete gols de se tornar o maior artilheiro da história do torneio

Léo Gamalho, de 39 anos, pode alcançar o feito ao longo do segundo turno em 2025; a estreia pelo Botafogo-SP é neste sábado, contra o América-MG.

Léo Gamalho chega para tentar resolver o problema do ataque no Botafogo-SP.

Recém-contratado pelo Botafogo-SP, o atacante Léo Gamalho está DE volta à Série B e estreia pelo seu novo clube neste sábado, quando deve atuar diante do América-MG, em Ribeirão Preto (SP), com uma meta que o deixará eternizado na competição: tornar-se o maior artilheiro da história do campeonato.

Aos 39 anos, o atacante acumula 86 gols em 247 partidas pela Série B e está a apenas sete de ultrapassar Zé Carlos, que marcou 92 e lidera o ranking, mas já encerrou a carreira. Ele liderou a lista nas edições de 2012 (27 gols pelo Criciúma) e 2015 (19 gols pelo CRB).

Gamalho aposta em uma reação do Bota: “O futebol muda muito rápido.” Além disso, o atacante está regularizado no BID e pode estrear pelo Botafogo-SP. Entenda a saída de Gamalho do Mirassol para o Bota.

MAIORES ARTILHEIROS DA SÉRIE B

1. Zé Carlos: 92 gols
2. Léo Gamalho: 86
3. Élton: 71
4. Neto Baiano e Alessandro: 61
5. Jael: 55
6. Rafael Costa: 54
7. Junior Viçosa, Anselmo Ramon e Lincom: 53

Com passagens por clubes como Goiás, CRB, Vitória, Bahia e Coritiba, o experiente centroavante já disputou 247 jogos em 12 participações na Série B, a última delas em 2024, quando conquistou a promoção com o Mirassol e marcou quatro gols.

Segundo ele, a competição tem um cunho mais defensivo em comparação à primeira divisão nacional.

Para alcançar a missão de se tornar o maior artilheiro da história da Série B, Gamalho terá que reverter uma situação incômoda no Botafogo-SP. A equipe tem o pior ataque da competição, com 12 gols marcados em 19 jogos. São 18 pontos no total, ocupando a última colocação do campeonato. Acredita-se que com o apoio da torcida e a confiança dos atletas, o time poderá reverter essa situação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp