Press "Enter" to skip to content

Lewandowski, Messi e Salah são os finalistas do The Best; veja categorias

Última atualização 08/01/2022 | 09:54

Desde 2016, a FIFA realiza a premiação “The Best”, destinada aos melhores atletas do futebol em cada temporada. Nesta sexta-feira (7), a entidade divulgou os três finalistas de todas as categorias envolvidas. A principal delas, destinada para o Melhor Jogador do Mundo, conta com o polonês Robert Lewandowski, o argentino Lionel Messi e o egípcio Mohamed Salah. Os ganhadores serão conhecidos no dia 17 de janeiro.

Histórico do The Best FIFA

Votações para definir os atletas de maior alto nível dentro das quatro linhas não começaram recentemente. Em 1956, foi entregue ao britânico Stanley Matthews a honraria de Melhor do Mundo na premiação Ballon d’Or, ou Bola de Ouro, organizada de forma independente pela revista France Football. Até 1995, o prêmio era restrito a jogadores europeus, e por isso nomes como os de Pelé e Maradona não faturaram esses títulos. A partir de 1996, isso mudou, e em 1997 o brasileiro Ronaldo Fenômeno foi o primeiro a conseguir o marco histórico por um país fora da Europa. Antes disso, Di Stéfano (Argentina), Omar Sivori (Argentina) e Eusébio (Moçambique) também haviam vencido, mas como cidadãos naturalizados de Espanha, Itália e Portugal, respectivamente.

Entre 2010 e 2015, a France Football fez um acordo com a FIFA e a premiação passou a se chamar FIFA Ballon d’Or.  A partir de 2016, as cerimônias foram separadas e a FIFA criou o The Best. Desde então, Cristiano Ronaldo ganhou nos dois primeiros anos, seguido por Modric, Messi e Lewandowski, nesta ordem. Em 2020, não houve a realização da votação, por conta da pandemia da Covid-19.

Finalistas da edição de 2021

Como já adiantamos, os três finalistas no posto de Melhor Jogador do Mundo são Lewandowski, do Bayern de Munique; Messi, do Paris Saint-Germain; e Salah, do Liverpool. Contudo, existem outras categorias. Em Melhor Jogadora do Mundo, figuram as espanholas Alexia Putellas e Jennifer Hermoso, além da australiana Sam Kerr. Em Melhor Goleiro, disputam o italiano Gianluigi Donnarumma, o franco-senegalês Édouard Mendy e o alemão Manuel Neuer. Paralelamente, Ann-Katrin Berger, Christiane Endler e Stephanie Labbé brigam pelo prêmio de Melhor Goleira.

Como Melhor Treinador, estão Pep Guardiola (Manchester City), Roberto Mancini (Seleção Italiana) e Thomas Tuchel (Chelsea). No futebol feminino, Emma Hayes (Chelsea), Lluis Cortés (Barcelona) e Sarina Wiegman (Seleção Inglesa e Holandesa) estão na contenda. Por fim, Erik Lamela, Patrik Schick e Mehdi Taremi querem levar para casa o Puskas, ou gol mais bonito do ano.