A última rodada do Brasileirão de 2021 acontece nesta quinta-feira (9), às 21h30. As dez partidas ocorrerão ao mesmo tempo para definir as últimas disputas da Série A. O título já está assegurado pelo Atlético-MG, mas ainda existem vagas em aberto para a Libertadores e a Sul-Americana, além da briga contra o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Confrontos da 38ª rodada do Brasileirão
Pela 38ª rodada do Brasileirão, o Fluminense recebe a rebaixada Chapecoense no Maracanã. Na Arena Barueri, o Palmeiras enfrenta o Ceará. Já na Vila Belmiro, o Santos mede forças com o Cuiabá. Na Arena Independência, o América-MG encara o São Paulo. O Grêmio joga a vida diante do Atlético-MG na Arena do Grêmio. Na Arena Castelão, tem duelo nordestino entre Fortaleza e Bahia. No Nabi Abi Chedid, o Internacional visita o Red Bull Bragantino. No Alfredo Jaconi, o Juventude trava embate com o Corinthians. Por fim, no Antônio Accioly, o Atlético-GO se encontra com o Flamengo. O único jogo que servirá apenas para cumprir tabela é entre Sport e Athletico Paranaense, na Arena de Pernambuco.
O que há em jogo no desfecho da Série A?
Vamos começar de cima para baixo. Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Fortaleza estão garantidos na fase de grupos da Libertadores de 2022 por terminarem entre os cinco primeiros colocados. O Athletico também confirmou espaço por ter sido campeão da Sul-Americana de 2021. Quatro clubes brigam pela última vaga direta para a Libertadores. São eles Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG e Atlético-GO. Além deles, Ceará, Santos, Internacional e São Paulo estão na luta pelos dois espaços destinados à Pré-Libertadores, uma fase preliminar da principal competição continental da América do Sul.
Quanto às vagas para a Sul-Americana, elas estão destinadas às equipes que terminarem entre a 9ª e a 15ª posições. Cuiabá, Bahia e Juventude podem terminar o ano classificados para a Sula, mas também possuem chances de rebaixamento. E por falar em descenso, apenas o Sport e a Chape já caíram matematicamente para a Série B. Além de Cuiabá, Bahia e Juventude, o Grêmio também briga para não despencar até a segunda divisão nacional. Confira a tabela de classificação completa por aqui.