Licitação para ônibus elétricos em São José dos Campos tem novo prazo em outubro

licitacao-para-onibus-eletricos-em-sao-jose-dos-campos-tem-novo-prazo-em-outubro

Anderson Farias (PSD) dá novo prazo e diz que licitação para a operação dos ônibus elétricos será aberta em outubro

Ônibus elétricos alugados devem começar a chegar em setembro. Inicialmente, a licitação para a operação da frota estava prevista para ser aberta ainda em agosto, mas houve um atraso e será aberta em outubro.

Novo PAC libera investimento milionário para São José dos Campos e Bragança Paulista

A licitação para definir a empresa responsável pela operação dos ônibus elétricos em São José dos Campos sofreu um atraso e será aberta em outubro, segundo o prefeito Anderson Farias (PSD). A informação foi confirmada pelo político na tarde desta sexta-feira (29), em entrevista para a TV Vanguarda.

Inicialmente, o prefeito havia afirmado no mês de julho que tinha a previsão de abrir a licitação para a operação dos ônibus ainda em agosto. No entanto, agora o prefeito deu um novo prazo e estabeleceu a meta de abrir a licitação em outubro.

> “A gente deve soltar o edital até o final do mês de outubro. A gente prorrogou um pouco mais, mas isso não há nenhum prejuízo na operação, porque mesmo com a entrada dos novos veículos na frota, nós temos as empresas hoje que estão operando, e essas empresas a gente tem contrato com elas de operação que pode ser até setembro do ano que vem”, explicou Anderson.

Ainda segundo o prefeito, a expectativa é que a licitação para a operação da frota de ônibus elétricos seja concluída até o começo de 2026.

1 de 2 Ônibus em São José dos Campos (SP) — Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O contrato com a empresa responsável pela locação dos veículos foi assinado em março deste ano. O documento prevê a locação de 400 veículos durante 15 anos, por um valor de R$ 2,7 bilhões.

Enquanto a empresa que vai operar o novo sistema não for contratada, a operação fica sob responsabilidade das empresas que administram o transporte público na cidade atualmente. O contrato delas foi prolongado emergencialmente.

Segundo Anderson, os primeiros 20 ônibus elétricos serão entregues em setembro deste ano. Além disso, segundo o calendário divulgado pelo prefeito, outros 60 serão entregues entre dezembro e janeiro de 2026.

Outros 120 veículos devem ser entregues em maio do ano que vem, além de 200 veículos em setembro de 2026, totalizando os 400 veículos.

2 de 2 Imagem de arquivo – ônibus em São José dos Campos — Foto: Claudio Vieira/PMSJC

LICITAÇÃO DE ALUGUEL

No dia 13 de fevereiro, a Prefeitura de São José dos Campos informou que a empresa Green Energy S.A., que tem sede na capital, venceu a licitação da Urbanizadora Municipal (Urbam) para fazer o aluguel de 400 ônibus elétricos para o sistema de transporte público da cidade.

Segundo a prefeitura, a empresa – que foi a única interessada na atual licitação – atende a todas as exigências do órgão e foi habilitada. O período de contrato previsto no edital é de 15 anos.

São José divulga empresa responsável por ônibus elétricos

No dia 10 de janeiro foi apresentada a proposta da empresa de R$ 2.718.419.768,96 – cerca de 8,5% abaixo do valor de referência da licitação, para fazer o aluguel dos 400 ônibus elétricos.

Na ocasião, a sessão foi suspensa para que os documentos da empresa fossem analisados antes da decisão da prefeitura.

Após um mês de análise, a retomada da sessão foi realizada no final da tarde do dia 13 de fevereiro, na sede da Urbam, momento em que a prefeitura anunciou o resultado, declarando a Green Energy S.A. como responsável pelo aluguel.

O edital tem o objetivo de que os ônibus elétricos substituam a atual frota convencional do transporte público de São José.

O contrato de 15 anos prevê que os veículos elétricos locados precisam ter equipamentos obrigatórios, como:

• ar-condicionado
• entrada USB em cada banco
• tela LED de 21 polegadas
• 3 a 5 câmeras de monitoramento interno
• sistema de áudio

A operação dos ônibus elétricos deve ser dividida em três etapas na cidade: aluguel dos veículos, empresa para operar o sistema, além de uma fintech para gerir a parte financeira.

Em breve, a prefeitura deve abrir um novo edital, dessa vez para definir uma empresa para gerir a operação dos ônibus elétricos.

Em entrevista ao Link Vanguarda no início do ano, o prefeito Anderson Farias (PSD) prometeu operação completa da frota de ônibus elétricos para 2026.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp