Líder do PCC preso na Bolívia aguarda audiência de extradição

lider-do-pcc-preso-na-bolivia-aguarda-audiencia-de-extradicao

Líder do PCC preso na Bolívia deve passar por audiência no domingo

O Brasil aguarda uma audiência do líder do PCC preso na justiça boliviana para proceder com um possível pedido de extradição. A expectativa é para que Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, seja ouvido neste domingo (18).

Tuta é apontado como substituto de Marcola na facção e foi preso na sexta-feira (17) em uma ação coordenada entre a Polícia Federal brasileira e a Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen (FELCC) da Bolívia.

Segundo fontes ouvidas pela CNN, ele foi preso pelos bolivianos quando foi renovar a documentação. Ele foi preso por uso de documento falso em Santa Cruz de la Sierra. O Brasil avalia opções para os próximos passos, mas o assunto, no momento, está com a justiça boliviana.

Os dois países têm um tratado de extradição, datado de 1942. Por meio dessas regras de cooperação internacional, o Brasil pode pedir à Bolívia a entrega de uma pessoa, investigada, processada ou condenada por um ou mais crimes.

Tuta foi condenado no Brasil por associação criminosa e lavagem de capitais, com uma pena superior a 12 anos. O nome constava na Lista de Difusão Vermelha da Interpol, um alerta internacional para a localização e prisão de indivíduos procurados em diversos países.

Segundo o Ministério Público de São Paulo, Tuta sucedeu a Marcola como principal liderança e mandatário do PCC. Investigações apontaram que ele é suspeito de ser responsável pelos planos de fuga das lideranças da facção de presídios federais e de liderar planos de assassinar agentes e autoridades públicas em represália às transferências e às ações contra a cúpula da organização.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp