Líder Liverpool x Vice Manchester City: Duelo na Premier League com fases opostas

Líder e vice, Liverpool e Manchester City duelam pela Premier League em fases opostas

Momento bom do Liverpool, primeiro colocado com oito pontos de vantagem, contrasta com sequência negativa do City, vice-líder com seis jogos seguidos sem vencer

O Liverpool vive um momento de destaque sob comando de Arne Slot, que assumiu depois da saída de Jürgen Klopp. Hoje, a equipe lidera a Champions League e a Premier League [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/], essa última com oito pontos de vantagem para o segundo colocado, o Manchester City. A fase do time comandado por Pep Guardiola é bem diferente: já são seis jogos seguidos sem vitória, um recorde para o clube. As equipes duelam às 13h deste domingo.

1 de 4 Liverpool empata o clássico contra o DE — Foto: Reuters

Mesmo se vencer neste domingo, o Manchester City continua longe da liderança. São oito pontos de desvantagem para o Liverpool. No topo, os Reds tem 31, enquanto os Cityzens tem 23.

O time comandado por Arne Slot não perde desde setembro e vive um momento tão bom que pode até invejar Jürgen Klopp, ex-treinador do Liverpool. A situação é totalmente diferente em Manchester. O City já está há um mês sem vencer e pode cair para a quinta colocação da Premier League em caso de derrota.

NO CAMINHO DO SUCESSO

O início do trabalho de Arne Slot no Liverpool é avassalador. O holandês chega ao seu 20º jogo no comando do clube inglês justamente neste domingo. Ao todo, são 17 vitórias, um empate e uma única derrota. É o melhor início de temporada na história da equipe.

+ Veja a tabela da Premier League [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/]

2 de 4 Arne Slot tem feito o Liverpool jogar bem e vencer neste início de temporada — Foto: Getty Images

Slot assumiu em maio após Klopp deixar o clube. Ele pegou um trabalho de reconstrução iniciado pelo ex-treinador, mas já em fase final. As semelhanças dos dois técnicos são visíveis, como já indicado pelo goleiro Alisson.

— (Slot e Klopp) têm ideias em comum em relação à qualidade como treinador, conhecimento técnico e teórico, eles são dois treinadores de alto nível. Apesar do Klopp ter mais tempo no futebol como treinador, o Slot já demonstra essa qualidade intrínseca dele de fazer uma leitura do adversário, de fazer uma leitura da nossa própria equipe. Mais do que fazer comparações, eu acho que é importante colocar pontos que o Slot tem feito de positivo. Ele tem melhorado nosso modo de jogar como equipe. Ele pegou um modelo já estabelecido pelo Klopp e manteve as coisas que achava de bom, mas trouxe a cara dele em alguns outros aspectos — explicou.

A única contratação feita pelo Liverpool na última janela de transferências não entra em campo. O italiano Federico Chiesa está lesionado, e o time inglês usa os mesmos jogadores da última temporada, mas com algumas mudanças na forma de jogar.

+ Alisson compara trabalho de Arne Slot com o de Klopp no Liverpool [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2024/11/28/alisson-compara-trabalho-de-arne-slot-com-o-de-klopp-no-liverpool-tem-ideias-em-comum.ghtml]

Gringolândia: “Liverpool consolida status de melhor time da temporada” [https://s03.video.glbimg.com/x240/13135926.jpg]

Na mudança de treinador, o Liverpool continua rápido, perigoso e impiedoso, mas um pouco mais cauteloso. Arne Slot passou a escalar a equipe com um 4-2-3-1. A equipe a se defende de forma mais compacta que a de Klopp. Enquanto o time pressionava alto e deixava espaços com o alemão, agora se fecha mais e toma uma forma mais conservadora e pragmática. Os resultados já aparecem, e o Liverpool tem a melhor defesa da Premier League com apenas oito gols sofridos em 12 jogos.

As semelhanças com Klopp estão na forma rápida como o Liverpool ataca e destrói os adversários. Com Slot, o time passa a explorar mais os lançamentos, e os pontas aproveitam a estratégia. Salah é o vice-artilheiro da Premier League, e o Liverpool, com 24 gols, tem o segundo melhor ataque, atrás apenas do Tottenham, com 27.

3 de 4 Salah comemora gol do Liverpool contra o Chelsea — Foto: John Powell/Liverpool FC via Getty Images

É o quarto duelo do Liverpool na temporada com um grande time da Premier League. A equipe já venceu o Manchester United por 3 a 0, o Chelsea por 2 a 1 e empatou com o Arsenal por 2 a 2. Esse será o primeiro duelo entre Arne Slot e Pep Guardiola.

CITY EM CRISE?

Em crise ou não, o Manchester City já está com o alerta mais do que ligado. São seis jogos seguidos sem vencer. Foram cinco derrotas obtidas em partidas com Tottenham (duas vezes), Bournemouth, Sporting e Brighton. Na terça-feira, o City empatou por 3 a 3 com o Feyenoord depois de abrir 3 a 0.

+ Guardiola apresenta marcas no rosto após empate frustrante do City: “Queria me machucar” [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/liga-dos-campeoes/noticia/2024/11/26/guardiola-comenta-marcas-no-rosto-apos-empate-frustrante-do-city-queria-me-machucar.ghtml]

Fragilidade defensiva do Manchester City chama a atenção; veja análise no Gringolândia [https://s02.video.glbimg.com/x240/13135949.jpg]

A última vitória do Manchester City foi no dia 26 de outubro, quando a equipe venceu o Southampton por 1 a 0 pela 9ª rodada da Premier League. Três jogos depois, o time vê o Liverpool abrir oito pontos de vantagem da liderança e também fica próximo de outros rivais.

Um dos motivos que explicam a “queda” do Manchester City é o número de lesões. Rúben Dias e Kovacic são ausências sentidas pelo setor defensivos, mas um nome se destaca mais. O volante Rodri, vencedor da Bola de Ouro, está fora da temporada, e os efeitos colaterais aparecem.

O Manchester City tem a pior defesa entre o “Big Six”. São 17 gols sofridos em 12 jogos. Contando também os jogos de Copa da Liga e Champions League, são 17 apenas nos últimos seis jogos. Pep Guardiola tem a sua pior média em uma temporada pelo clube: 1,4 gols sofridos por jogo.

4 de 4 Rodri sofreu lesão no joelho direito durante o jogo do Manchester City contra o Arsenal — Foto: Getty Images

Em meio ao momento negativo, o City renovou o contrato de Pep Guardiola por mais duas temporadas. Ídolo do clube, o espanhol ficou irritado no empate em 3 a 3 contra o Feyenoord e apresentou arranhões no nariz e na cabeça.

— Não estamos em um momento bom, estamos instáveis. Estamos concedendo muitas ocasiões (de gol), foi assim contra o Tottenham, depois de criar muitas chances, levamos 4 a 0. Infelizmente, não estamos estáveis neste momento — disse à TNT Sports.

Os rivais estão de olho na situação do Manchester City. Caso a equipe perca para o Liverpool, ela pode ser ultrapassada por Chelsea, Arsenal e Brighton, que precisam vencer. A equipe de Pep Guardiola tem 23 pontos, enquanto os rivais têm 22. O duelo entre Liverpool e Manchester City será às 17h de domingo. O DE acompanha em tempo real [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/jogo/01-12-2024/liverpool-manchester-city.ghtml].

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Richarlison apoia time da base do Petrolina em campanha para Aldeia Cup

Apoio do Pombo: Richarlison ajuda em campanha do time da base do Petrolina

Os garotos das categorias Sub-13 e Sub-15 estão realizando uma campanha para custear os gastos da participação na Aldeia Cup, que será realizada no CT do Retrô. Antes de entrarem em campo para os desafios esportivos, os meninos das categorias de base do Petrolina enfrentam dificuldades financeiras fora das quatro linhas. A competição está marcada para os dias 2 a 8 de dezembro, e a delegação petrolinense precisa arrecadar aproximadamente R$70 mil para despesas com uniformes, inscrição, estadia, alimentação e transporte.

Com a presença de 44 atletas e a equipe técnica, o time da base do Petrolina contou com apoio financeiro do atacante Richarlison, do Tottenham. O jogador gravou um vídeo motivacional para os jovens atletas e contribuiu financeiramente com o grupo, após ter sido contatado pelo presidente da torcida do Petrolina, Tiago. A mobilização gerou uma repercussão positiva e mostrou a importância do apoio externo em momentos de dificuldade.

O imprevisto financeiro que a base do Petrolina enfrentou foi resultado de patrocínios que não se concretizaram, mesmo após serem considerados garantidos. Diante dessa situação, o clube busca apoio nas redes sociais, divulgando informações sobre como colaborar com a equipe. O técnico da base, Adriano Arlys, ressaltou a complexidade da situação ao mencionar as dificuldades encontradas para obter recursos necessários para a participação na competição.

Essa não será a primeira participação do time de base do Petrolina na Aldeia Cup, o que demonstra o trabalho sério e eficiente desenvolvido pelos profissionais responsáveis pela categoria. A presença de atletas formados pelo clube em outras equipes, como Retrô, Sport e Vitória, é um reflexo dos resultados positivos conquistados. O comprometimento dos pais e o esforço da equipe técnica são elementos essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos jovens talentos, que encontram no esporte uma oportunidade de crescimento e realização pessoal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp