Nesta terça-feira, 10, Saeb Erakat, uma das faces mais conhecidas internacionalmente da causa palestina, morreu vítima de Covid-19. Erakat, secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), sofria de fibrose pulmonar e já havia realizado transplante de pulmão, Em foi internado em estado gravíssimo no hospital israelense Hadassah de Jerusalém em 18 de outubro.
Nesta tarde, o corpo foi transferido para um hospital de Ramallah, cidade da Cisjordânia ocupada, onde será realizada cerimônia militar na manhã de quarta-feira. Depois, Erakat será enterrado em Jericó, no Vale do Jordão onde vivia.
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, afirmou que a morte foi “perda imensa de um grande combatente”. Acrescenta que era “a partida de um irmão, de um amigo, de um grande lutador (…) É uma perda imensa para a Palestina e para os palestinos. Estamos profundamente tristes”, declarou Abbas em comunicado.
O hospital israelense de Jerusalém, que confirmou a morte, classificou desde o princípio o quadro médico de “desafio”, devido a seus problemas pulmonares.
Negociações de paz
Erakat, conhecido como “Doutor Saeb”, foi um dos rostos palestinos mais conhecidos internacionalmente devido sua participação nas negociações de paz nos últimos anos.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, declarou estar “entristecido” pela morte de seu “amigo”. “Chegou o momento de continuar com seu trabalho crucial para por um fim ao conflito”, reforçou.
Em postagem no Twitter, o Departamento de Estado americano apresentou suas condolências. “Nossos pensamentos e orações com sua família nesses tempos difíceis”, publicou.
Imagem: Getty Images