Press "Enter" to skip to content

Ligações de telemarketing serão identificadas por código

Última atualização 11/12/2021 | 20:39

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou um código para identificar as ligações de serviços de telemarketing. O código que terá no início das ligações será o 0303. O prazo para implementação será de 90 dias para telefonia móvel e 180 dias para telefonia fixa.

O código foi aprovado ontem (10) através do Ato nº 10.413. publicado no Diário Oficial da União. O objetivo é de que o consumidor identifique as ligações de telemarketing sem precisar atender o telefone.

O que são os serviços de telemarketing?

A medida é válida para os serviços de telemarketing ativo, ou seja, aqueles em que um atendente liga para o consumidor oferecendo um produto ou serviço, seja a partir de gravações ou não.

Aquelas empresas que solicitam doações ou que ligam para o cliente para fazer alguma cobrança, não se encaixa na determinação da Anatel.

O consumidor que quiser bloquear esse tipo de ligação, pode pedir solicitar na empresa. Segundo a Anatel, é obrigatória a realização do bloqueio preventivo a pedido do cliente. Vale ressaltar que o site Não Me Pertube também permite, de forma gratuita, o bloqueio dessas chamadas.