Press "Enter" to skip to content

Língua roxa: Covid intriga pesquisadores com sintomas inusitados

Última atualização 04/12/2022 | 08:27

Pouco mais de dois anos e meio de pandemia, a covid ainda surpreende os cientistas. A perda de olfato e de paladar já não são os sintomas mais comuns da doença e a lista de efeitos do coronavírus no corpo cresceu.

Um estudo recente apontou que a covid pode causar língua peluda, dedo roxo e vergões na pele. O pesquisador da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, Ching-Hong, constatou que esses e alguns outros efeitos inusitados são temporários. Além disso, ele considera que a genética e a falta de vacinação estão relacionadas a diferentes sinais do vírus no organismo.

A principal dúvida é se os problemas são causados pelo coronavírus ou pela resposta do sistema imunológico. O infectologista Marcelo Daher lembra que os sinais variem muito desde o início da doença. Segundo o médico, alguns deles são menos valorizados devido a menor gravidade.

“As variantes fizeram com que alguns sintomas mais importantes na cepa original passassem ou quase desaparecessem, como é o caso da perda de olfato e paladar, que ainda acontecem em alguns casos”, disse.

Conhecido com o Paxlovid, o medicamento para tratamento da covid recentemente aprovado para venda em farmácias pela Anvisa deve ajudar a minimizar os impactos da infecção.

“O medicamento diminui a gravidade da doença e parece diminuir sintomas de longo prazo, mas está associado a um possível rebote da doença em cerca de 12% dos casos. A maioria dos pacientes referem melhora, mas cada vez mais estudos mostram os efeitos de médio e longo prazo da covid mostrando que mesmo casos com sintomas leves podem ter complicações tardias, o melhor é evitar se infectar”, completou.

O Paxlovid age impedindo a replicação do coronavírus ao bloquear uma enzima do microorganismo necessária para processo. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária  (Anvisa), o paciente deverá tomar dois comprimidos via oral por cinco dias duas vezes ao dia. A venda deverá ser acompanhada da apresentação de prescrição médica.