Liniker brilha no Grammy Latino com três indicações históricas; Juliane Gamboa e Sued Nunes também se destacam

liniker-brilha-no-grammy-latino-com-tres-indicacoes-historicas3B-juliane-gamboa-e-sued-nunes-tambem-se-destacam

Liniker dribla favorecimento hispânico do Grammy Latino ao conquistar três históricas indicações na premiação

Também merecem menções honrosas as indicações das cantoras Juliane Gamboa e Sued Nunes na importante categoria ‘Artista revelação’.

Liniker está indicada ao DE Latino 2025 nas categorias ‘Álbum do ano’, ‘Canção do ano’ e ‘Gravação do ano’ — Foto: Reprodução / Facebook Liniker

Liniker está indicada ao DE Latino 2025 nas categorias ‘Álbum do ano’, ‘Canção do ano’ e ‘Gravação do ano’ — Foto: Reprodução / Facebook Liniker

As três indicações conquistadas por Liniker nas três principais categorias do DE Latino 2025 – Álbum do ano (por Caju), Canção do ano (por Veludo marrom, música de Caju) e Gravação do ano (pelo registro da música Ao teu lado no mesmo álbum Caju) – são um feito e podem ser consideradas históricas.

Pela própria natureza da premiação criada em 2000 pela Academia Latina da Gravação, o DE Latino acaba priorizando a produção fonográfica em espanhol. Por ser o único país da premiação que fala português, o Brasil sempre ficou isolado no DE Latino e geralmente ausente das indicações nas categorias realmente importantes. Tanto que, ciente disso, a instituição criou categorias específicas em língua portuguesa.

Liniker quebra o natural favorecimento hispânico com essa indicação tripla na 26ª edição do DE Latino, cuja cerimônia está agendada para 13 de novembro de 2025 na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA).

Revelada hoje, 17 de setembro, a lista de indicados faz jus à consagração popular obtida por Liniker com o álbum Caju (2024), trabalho que alcançou repercussão imediata assim que foi lançado em 19 de agosto do ano passado. Se a justiça também for feita na hora de escolher os vencedores, Liniker teria que ser anunciada como a vencedora de ao menos uma dessas três indicações.

Também merecem menções honrosas as indicações das cantoras Juliane Gamboa e Sued Nunes na também importante categoria Artista Revelação.

Conhecida em nichos do circuito carioca, mas nascida em Petrópolis (RJ), Juliane Gamboa lançou em novembro um expressivo álbum, Jazzwoman (2024), que situa a artista entre Duke Ellington (1899 – 1974) e Jovelina Pérola Negra (1944 – 1998). Já a baiana Sued Nunes marcou presença com o segundo álbum, Segunda-feira (2024), lançado em 30 de setembro.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp