Press "Enter" to skip to content

Espécie rara, gato-palheiro melânico é filmado pela primeira vez no Parque Nacional das Emas, em Mineiros

Última atualização 22/10/2023 | 14:50

Presente na lista de animais em extinção, o gato-palheiro melânico foi flagrado e registrado em vídeo, primeira vez, no Parque Nacional das Emas, em Mineiros, na região sudoeste de Goiás. O registro foi feito pelo analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Kennedy Borges, que trabalha na agenda de uso público e pesquisas na unidade no Parque.

No momento do registro, o animal capturava uma presa no final de setembro, mas o vídeo só foi divulgado pelo ICMBio na última semana. O gato da mesma espécie com pelagem malhada é vista com frequência pelos funcionários do órgão, mas o melânico foi a primeira vez.

Ainda no mesmo dia, outro analista do ICMBio também conseguiu fotografar o raro animal no Parque. O analista Raphael Ribeiro Francisco conseguiu fotografar o felino de outros ângulos.

Segundo o ICMBio, ver animais da espécie é muito difícil, pois além de raros, são de pequeno porte, furtivos, discretos e rápidos. Ao perceberem algum movimento, logo entram na vegetação. Os gatos-palheiros pesam entre 3 a 5kg, se alimentam de presas que conseguem capturar com saltos, em especial roedores, lagartos e aves.

O que a ciência sabe sobre a espécie

Os gatos-palheiros são encontrados distribuídos pelo continente sul-americano, mas a espécie presente no Parque Nacional das Emas é a Leopardus braccatus. Entretanto, até 2020, pensava-se que os gatos-palheiros eram uma única espécie, a Leopardus colocola, mas um estudo concluiu que há cinco espécies.

Das cinco espécies, há duas espécies no Brasil: o Leopardus braccatus, no Cerrado e no Pantanal, e o Leopardus munoai, no Pampa. De acordo com o ICMBio, os maiores riscos que ameaçam a existência da espécie são os atropelamentos e a perda de habitat.