por Lívia Duarte
Nosso comportamento é o responsável por nos manter seguros durante a pandemia, portanto, médicos americanos desenvolveram uma lista de risco de contaminação para atividades do cotidiano.
Respeitar as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) é o que tem feito muitas pessoas voltarem às atividades diárias. A transmissão da doença acontece praticamente por vias aéreas sempre que estivermos em contato com pessoas próximas, em ambientes fechados e principalmente sem o uso adequado de proteção, como máscaras, maior é o risco de transmissão.
Atividades como ir à praia, bares, academia, abastecer o carro, foram classificadas por médicos americanos por uma escala de contaminação. Essa classificação serve de alerta, mas especialistas apontam que a melhor forma de se prevenir do novo corona vírus é mesmo reforçando o já conhecido protocolo de segurança – respeitar o distanciamento social, higienizar as mãos, usar máscaras – onde quer que esteja. Confira as atividades e o risco de contaminação:
Baixo risco
Atividades como receber encomendas, abastecer o carro, acampar têm risco baixo de contaminação.
Risco moderado
Atividade como jantar fora, retorno às escolas e universidades, nadar em piscinas compartilhadas, ir ao supermercado que é um serviço essencial e não foi suspenso em momento algum, são atividade de risco moderado.
Risco alto
Já atividades como ir ao cinema, shows e frequentar bares são atividades de alto risco.
Ir a academia foi classificada, pela escala americana, com nível 8 considerado alto para contágio do no novo coronavírus, por isso é muito importante a higienização frequente dos aparelhos compartilhados.