Press "Enter" to skip to content

Livro polêmico de sobrinha de Donald Trump vende quase 1 milhão de cópias no dia do lançamento

Um novo livro sobre Donald Trumo, escrito por uma sobrinha do presidente americano, vendeu quase um milhão de cópias no primeiro dia em que foi colocado à venda nos Estados Unidos. As 950 mil cópias vendidas, incluindo pré-encomendas e versões em áudio e digitais, são um recorde para a editora Simon & Schuster, informou a empresa em comunicado.

Too Much and Never Enough: How My Family Created the World’s Most Dangerous Man (Demais e nunca o suficiente: como minha família criou o homem mais perigoso do mundo, em tradução livre), de Mary L. Trump, é apresentado como o primeiro livro retratando negativamente o republicano escrito por um membro de sua própria família.

Mary, uma psicóloga cujo pai era o irmão mais velho de Trump, Fred Jr. – morto em 1981 aos 42 anos em consequência de alcoolismo –, acusa o presidente de arrogância e ignorância e diz que ele se encaixa nas características clínicas de um narcisista.

Mas a Casa Branca refutou a obra como sendo um “livro de falsidades”.

O livro traz uma visão psicanalítica da família de Trump de uma pessoa treinada na área, que vê as características que tanto despreza no tio como uma progressão natural do comportamento do pai dominador dele, Fred Trump, que criou um ambiente doméstico abusivo e traumático.

O irmão mais novo do presidente, Robert Trump, recorreu – sem sucesso – à Justiça para tentar bloquear a publicação, argumentando que Mary estava violando um termo de confidencialidade assinado em 2001 no âmbito de um acordo envolvendo uma disputa judicial sobre os bens de seu avô.

A Simon & Schuster encomendou mais cópias impressas, o que elevará o número para 1,15 milhão apenas no mercado americano. O livro também encabeça as listas de mais vendidos da Amazon no Canadá e na Austrália.