Press "Enter" to skip to content

Lobo-guará ganha nova casa no Zoológico de Goiânia

Última atualização 07/12/2022 | 15:00

O Parque Zoológico de Goiânia recebe um novo recinto para abrigar a espécie de lobo-guará. Organizado pela Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), o local conta com dois espaços, para melhor bem-estar e conforto dos animais.

O parque conta com quatro lobos-guará, sendo três machos e uma fêmea. O novo espaço, dedicado aos animais, possui ponto de fuga, barreiras visuais, cabeamentos e adaptações.

Segundo o presidente Agetul, Valdery Júnior, o espaço foi pensado conforme as necessidades dos animais, para que seja suficientemente adequado e confortável. “Sempre pensamos muito no ambiente dos animais, que precisa ficar confortável para todos eles. O processo de transferência já teve início, por este motivo, estão divididos entre o antigo e o novo. Esse ajustamento acontece gradativamente, respeitando o tempo de cada animal”, explica.

O espaço, ainda, é bem maior do que o anterior, podendo abrigar os animais caso não queiram ser vistos, contendo feno e, também, espaço adaptado para manejo, sem perturbações aos mamíferos. “Os animais estão se sentindo bem acomodados no ambiente onde estão, isso é notório e visível”, afirma Valdery.

Conforme a Agetul, os lobos-guará vivem sozinhos ou em pares, nos períodos reprodutivos. Como a quantidade da espécie cresceu, a Agência afirma que seria inviável mantê-los no mesmo local, e que isso poderia desencadear em estresse e brigas entre eles, por terem instinto territorialista.

Conforme o biólogo do parque, Diogo Amaral, a importância do apoio de todos os profissionais do local é importante para assegurar o bem-estar da espécie, em que se encontra em situação vulnerável para extinção.

“Ter sucesso reprodutivo desta espécie, em nosso parque, nos mostra que estamos no caminho certo. Toda nossa equipe de biólogos e veterinários, com apoio da Agetul, tem se esforçado cada vez mais para garantirmos qualidade de vida e bem-estar aos nossos lobos. Os guarás estão ameaçados na natureza, e o Zoológico de Goiânia realiza um importante papel em relação a essa espécie,” afirma Amaral.

Funcionamento

O Parque Zoológico de Goiânia pode ser visitado de quarta-feira a domingo, das 08h30 às 17h. Para acesso, é necessário a compra de ingressos, que estão à venda, na bilheteria do espaço, até às 16h.