Lobo-marinho descansa em Bombinhas, SC e atrai curiosos; Vídeo e cuidados a serem tomados

Lobo-marinho descansa em praia de SC e diverte banhistas; VÍDEO

Animal é um macho adulto em boas condições de saúde, conforme Projeto de
Monitoramento de Praias. Mamífero foi visto em Bombinhas.

Lobo-marinho descansa em Bombinhas, SC

Um lobo-marinho chamou a atenção de banhistas em Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina. O animal descansava na areia e atraiu curiosos, que pararam para observar o mamífero.

Trata-se de um lobo-marinho macho adulto em boas condições de saúde, de acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O projeto destacou que é importante manter uma distância segura do animal.

O mamífero foi visto em Bombinhas na terça-feira (26). Trata-se de um lobo-marinho-sul-americano, espécie de nome científico Arctocephalus australis.

No vídeo, é possível ver o animal na areia. Uma fita isolante foi colocada pelo projeto para dar espaço ao lobo-marinho e para que as pessoas não se aproximem dele.

O mamífero foi avaliado pela médica-veterinária Tiffany Emmerich, que atestou que as frequências cardíaca e respiratória dele estavam em níveis normais. O projeto acredita que o animal parou na praia apenas para descansar.

Na quarta (27), um lobo-marinho foi visto em Navegantes, a cerca de 45 quilômetros de Bombinhas. O projeto acredita que é o mesmo indivíduo.

CUIDADOS COM ESPÉCIES MARINHAS

O PMP-BS destacou que um lobo-marinho pode atacar caso se sinta ameaçado, portanto é importante manter uma distância segura e sempre deixar uma rota de saída para ele que não se sinta acuado.

Caso encontre algum animal marinho na praia, as orientações são as seguintes:

– Não se aproxime, alimente ou toque em animais silvestres;
– Caso encontre animais aparentemente feridos ou doentes, não tente socorrê-los;
– Evite o contato de animais domésticos com animais silvestres.

Você pode entrar em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341 todos os dias, das 8h30 às 17h30.

O PMP-BS faz resgate de aves, tartarugas e mamíferos marinhos na faixa de areia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operação da Polícia Civil prende 14 pessoas por tráfico de drogas em Toledo – PR: saiba mais sobre a ação com apreensões e prisões

14 pessoas foram presas nesta quinta-feira (28) em Toledo, no Paraná, em uma operação da Polícia Civil contra a comercialização e distribuição de drogas no oeste do Paraná. Outros 15 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos na cidade e em Cascavel, na mesma região do estado. Segundo a polícia, a operação teve como alvo dois grupos criminosos que cometiam os crimes no Paraná e em outros estados. As investigações, que duraram cerca de 10 meses, identificaram os envolvidos e mapearam a logística das organizações criminosas, de acordo com a instituição.

Durante as ações ao longo da investigação, foram apreendidas mais de cinco toneladas de maconha, “reforçando a gravidade e a dimensão do esquema criminoso”, disse em nota a Polícia Civil. O cumprimento dos mandados resultou na apreensão de materiais que reforçam as evidências contra os investigados, incluindo valores em dinheiro, maconha, cocaína, armas de fogo e munições. Um dos investigados com mandado de prisão em aberto é considerado foragido e está sendo procurado pelas forças de segurança.

A operação, que contou com o apoio da Divisão Estadual de Narcóticos de Cascavel, policiais civis das delegacias subordinadas à 20ª SDP, policiais do grupo de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas da Polícia Militar e do Centro de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil, resultou no total de 14 prisões. Os mandados de prisão foram cumpridos em Toledo e Cascavel, onde a Polícia Civil realizou a apreensão de drogas, armas e dinheiro relacionados ao tráfico de entorpecentes.

Além das prisões efetuadas, foram apreendidos materiais que evidenciam a participação dos envolvidos nas atividades ilícitas. A Polícia Civil destacou a importância das ações realizadas no combate ao tráfico de drogas no estado do Paraná e em outros locais onde as organizações criminosas atuavam. A investigação que culminou na operação de prisão das 14 pessoas durou 10 meses e identificou os detalhes e logística operacional dos grupos investigados.

A Polícia segue em busca do foragido, cuja colaboração pode ser fundamental para desarticular as operações criminosas em curso. Com a apreensão de grande quantidade de drogas e armamentos, a ação contra o tráfico de drogas realizada em Toledo e Cascavel representou um golpe significativo nas atividades ilegais dos grupos investigados. A cooperação entre as diferentes forças policiais e órgãos de segurança foi fundamental para o sucesso da operação no oeste do Paraná. Continua…

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp