Lobo-marinho descansa em Bombinhas, SC e atrai curiosos; Vídeo e cuidados a serem tomados

Lobo-marinho descansa em praia de SC e diverte banhistas; VÍDEO

Animal é um macho adulto em boas condições de saúde, conforme Projeto de
Monitoramento de Praias. Mamífero foi visto em Bombinhas.

Lobo-marinho descansa em Bombinhas, SC

Um lobo-marinho chamou a atenção de banhistas em Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina. O animal descansava na areia e atraiu curiosos, que pararam para observar o mamífero.

Trata-se de um lobo-marinho macho adulto em boas condições de saúde, de acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O projeto destacou que é importante manter uma distância segura do animal.

O mamífero foi visto em Bombinhas na terça-feira (26). Trata-se de um lobo-marinho-sul-americano, espécie de nome científico Arctocephalus australis.

No vídeo, é possível ver o animal na areia. Uma fita isolante foi colocada pelo projeto para dar espaço ao lobo-marinho e para que as pessoas não se aproximem dele.

O mamífero foi avaliado pela médica-veterinária Tiffany Emmerich, que atestou que as frequências cardíaca e respiratória dele estavam em níveis normais. O projeto acredita que o animal parou na praia apenas para descansar.

Na quarta (27), um lobo-marinho foi visto em Navegantes, a cerca de 45 quilômetros de Bombinhas. O projeto acredita que é o mesmo indivíduo.

CUIDADOS COM ESPÉCIES MARINHAS

O PMP-BS destacou que um lobo-marinho pode atacar caso se sinta ameaçado, portanto é importante manter uma distância segura e sempre deixar uma rota de saída para ele que não se sinta acuado.

Caso encontre algum animal marinho na praia, as orientações são as seguintes:

– Não se aproxime, alimente ou toque em animais silvestres;
– Caso encontre animais aparentemente feridos ou doentes, não tente socorrê-los;
– Evite o contato de animais domésticos com animais silvestres.

Você pode entrar em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341 todos os dias, das 8h30 às 17h30.

O PMP-BS faz resgate de aves, tartarugas e mamíferos marinhos na faixa de areia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Monumento aos Voluntários Anônimos: Homenagem aos Heróis de Porto Alegre nas Enchentes

Heróis anônimos: Porto Alegre ganha monumento em homenagem aos voluntários das enchentes

Estrutura tem 27 metros de comprimento e dois metros de altura. Projeto foi idealizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e assinado pelo artista goiano Siron Franco.

Monumento aos Voluntários Anônimos, em Porto Alegre — Foto: Renan Mattos/Agencia RBS

De mãos dadas, 30 silhuetas de homens e mulheres, moldadas em perfis de cem quilos cada, carregam o peso simbólico do heroísmo e do altruísmo. Juntas, elas representam centenas de pessoas que atuaram na histórica enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio deste ano.

📲 Acesse o canal do DE RS no WhatsApp

O Monumento aos Voluntários Anônimos foi inaugurado na tarde de segunda-feira (2), no Parque do Pontal, em Porto Alegre.

Com 27 metros de comprimento e dois metros de altura, o monumento foi idealizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e assinado pelo artista goiano Siron Franco, de 77 anos. A escolha de Franco, como criador da obra também simboliza a solidariedade que o estado recebeu de outras partes do Brasil, por meio de doações e também voluntários que ajudaram na tragédia, segundo o Instituto.

“Há 50 anos realizei minhas primeiras exposições em Porto Alegre. Eu era muito jovem, e fui muito bem recebido por artistas mais velhos, como os mestres Ado Malagoli, Xico Stockinger e Vasco Prado. Com Iberê Camargo estive muitas vezes, ainda no Rio. Sempre tive muito carinho por essa terra, tendo participado de diversas exposições individuais e coletivas”, relata Franco.

Monumento aos Voluntários Anônimos, em Porto Alegre — Foto: Renan Mattos/Agencia RBS

No RS, 183 pessoas morreram em decorrência da enchente, sendo cinco na Capital. Além disso, mais de 160 mil pessoas e cerca de 49,2 mil edificações foram afetadas em Porto Alegre.

O Pontal, onde a obra está localizada, foi escolhido como ponto de instalação do monumento por sua relevância durante as enchentes. O local serviu como base para salvamentos e atendimento emergencial às vítimas.

Posicionado próximo à entrada do parque, o monumento convida os visitantes a refletirem sobre o legado deixado pelos voluntários.

“Nos sentimos imensamente honrados por poder ajudar a contar essa história de bravura e solidariedade do povo gaúcho”, diz Angelo Boff, diretor Corporativo da SVB, empresa proprietária do complexo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp