Lojas Renner sofre ataque de Hacker e sai do ar

Até as lojas físicas estariam com as portas fechadas por incapacidade de operar seus sistemas. 

A The Hack recebeu informações na tarde desta quinta-feira (19) de que a rede de lojas varejistas Renner, especializada em vestuário masculino e feminino, foi vítima de um ataque de ransomware. Uma captura de tela que tem circulado pela web exibe a suposta nota de resgate deixada pelos criminosos, que indica o site (dentro da rede Onion) que os diretores da cadeia de lojas precisa acessar para obter mais informações a respeito de como pagar pela chave de decifragem.

Outra captura de tela recebida pela The Hack aparentemente retrata uma conversa entre funcionários da companhia através de um grupo no WhatsApp. Por lá, alguém diz que é “vírus”, “criptografou todo o data center” e que “tá tudo fora”, “todas as lojas”, “toda a infra (sic)”. A conversa indica ainda que até as lojas físicas estariam com as portas fechadas por incapacidade de operar seus sistemas.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Um ransomware, vale lembrar, é um tipo de malware (vírus de computador) que infecta dispositivos (computadores, celulares ou servidores) e criptografa todo o seu conteúdo, tornando aquele aparelho inutilizável.

Tags: