Londrina Esporte Clube: Atletas denunciam oferta de suborno em jogo da Série C e Ministério Público investiga

londrina-esporte-clube3A-atletas-denunciam-oferta-de-suborno-em-jogo-da-serie-c-e-ministerio-publico-investiga

Três jogadores do Londrina Esporte Clube denunciaram empresários que ofereceram R$ 15 mil para que os atletas levassem cartões amarelos em um jogo. Essa denúncia resultou em uma operação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA), nesta sexta-feira (12).

Os nomes dos atletas não foram divulgados. Em nota, o Londrina disse ser “veementemente contra qualquer forma de manipulação de resultados”.

Em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o promotor Jorge Barreto explicou que os jogadores foram abordados por dois empresários, pelas redes sociais, no dia 26 de abril. Esse contato ocorreu horas antes do jogo contra o Maringá Futebol Clube, pela Série C do Campeonato Brasileiro.

A oferta apresentada era de que alguma falta deveria ser cometida, com resultado de cartão amarelo ao jogador, antes dos 27 minutos do segundo tempo. Até o momento, não há confirmação sobre a motivação desta oferta.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em quatro endereços, sendo as casas e os trabalhos dos dois empresários investigados. Os locais ficam em Salvador (BA) e Itapema (SC). Foram apreendidos aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores, que irão ajudar na investigação do esquema.

O jogo do dia 26 de abril acabou com placar de 1×1 e teve nove cartões amarelos: quatro para o Londrina e cinco para o Maringá. Dos cartões para jogadores do Londrina, três foram antes dos 27 minutos do primeiro tempo – assim como detalhava a solicitação dos empresários na abordagem.

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, Lucas Magalhães, executivo de futebol do Londrina, disse que o clube se posiciona para “moralizar o esporte” e que ações que desvirtuam os princípios do futebol serão denunciadas. – “O fato dos atletas terem vindo denunciar nos dá uma confiança maior”, Lucas disse.

Após as denúncias, os atletas foram chamados ao Ministério Público para esclarecer os fatos, o que acarretou na operação contra dois empresários, cumprida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Salvador, na manhã desta sexta-feira (12). O Londrina Esporte Clube é veementemente contra qualquer forma de manipulação de resultados e continuará trabalhando em estreita colaboração com as autoridades competentes para combater essas práticas e garantir a lisura das competições.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp