Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão de reciclagem de plástico no setor Três Marias, em Goiânia, na madrugada deste sábado (09). As chamas teriam começado em um lote baldio ao lado do estabelecimento. O fogo consumiu o estoque e afetou a estrutura do local. O prejuízo foi de R$ 1 milhão, segundo o proprietário. Não houve vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás.
No galpão de 360 metros quadrados que recicla Polietileno de Alta Densidade (PEAD) – componente resistente à água usado em embalagens plásticas, bombonas e sacolas – havia bags com o material e maquinários, como prensa, moinho, secadeira, empilhadeira, motor elétrico e esteiras. Cada bag de 600 quilos tem valor aproximado de R$ 2 mil.
O PEAD vem sendo usado em escala industrial desde 1950 por oferecer mais durabilidade, estanqueidade, resistência à corrosão e ductibilidade. Nos países desenvolvidos, 7% do lixo doméstico residencial é formado por resquícios de embalagens plásticas feitas principalmente com esse componente.