A atriz Luana Piovani revelou, em entrevista à Veja, que sofreu assédio sexual nos bastidores da TV Globo. O caso aconteceu em 1997, durante o processo de desenvolvimento do remake da novela Anjo Mau. Na época, ela tinha 20 anos de idade quando Carlos Manga pediu para a artista sentar em seu colo.
O testemunho de Luana Piovani
Luana Piovani falou pela primeira vez a respeito do episódio envolvendo Carlos Manga. Diretor, produtor, roteirista e montador, o “figurão” da televisão ostentou diversos trabalhos no currículo, dirigindo quase 200 capítulos de Sítio do Pica-Pau Amarelo. Ele faleceu em 2015, aos 87 anos, e até hoje não houve confirmação da causa da morte.
Segundo a atriz, o abuso aconteceu quando Luana Piovani decidiu fazer um teste para participar de Anjo Mau, com produção de Carlos Manga.
“Vivi um abuso aos 20 anos, mas na época era normal e só me dei conta mais tarde. Eu e algumas pessoas, entre elas Luiza Brunet, que seria minha mãe no folhetim, estávamos na sala do diretor Carlos Manga. De longe, ele bateu na perna e disse: ‘senta aqui’. Eu pensei: tiozinho ousado. Sentei no braço da poltrona”, detalha.
Além disso, Piovani acrescenta que não conseguiu o papel, e acredita que a recusa em se sentar no colo de Carlos Manga pesou na decisão dos responsáveis pela novela.