Lúcia Vânia transforma IF Goiano de Cristalina em campus

Nesta quinta-feira (05), foi realizada na Prefeitura Municipal de Cristalina, a cerimônia de transformação do Instituto Federal Goiano do município em campus. As obras na instituição foram realizadas com o recurso de R$ 1,4 milhão destinado pela parlamentar Lucia Vânia (PSB-GO). Essa transformação tem como objetivo de expandir o ensino superior e fortalecer o ensino público no Estado de Goiás.

Com a mudança, a instituição ganha independência, possibilitando a criação de novos cursos e abertura de mais vagas. O curso de agronomia, uma grande demanda da região que possuiu a atividade econômica voltada para a agroindústria, será oferecido pela instituição já no início de 2019. Com a expansão do campus, vagas para professores e técnicos serão abertas, podendo chegar a 70 docentes e 60 técnicos administrativos no quadro de servidores. O orçamento destinado à instituição por meio do Ministério da Educação também vai ser ampliado.

“Somente com a educação nós vamos combater as desigualdades regionais”, afirmou Lúcia Vânia. A senadora goiana, que é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, defendeu o modelo de ensino dos Institutos Federais para todo o país. “Tenho defendido que o modelo de administração do IF Goiano seja adotado em todo país, por ser desburocratizado, descentralizado e com autonomia financeira. Os IFs goianos são instituições parceiras da comunidade e possuem pontuações elevadas no Inep”, ressaltou.

Segundo o prefeito de Cristalina, Daniel Vaz, os cursos que serão abertos vão atender a realidade de Cristalina e vão contribuir para o desenvolvimento da região. O prefeito destacou ainda que mesmo com a crise econômica enfrentada pelo país, a senadora conseguiu a autonomia do campus avançado de Cristalina.

O reitor do IF Goiano, Vicente Pereira e o diretor da unidade em Cristalina, Eduardo Vasconcelos,  falou do empenho da senadora Lúcia Vânia na busca do fortalecimento do ensino em Cristalina. Ao final do evento, a senadora também visitou as obras do moderno centro de aulas, a previsão é de que obras sejam concluídas nos próximos meses.

Pelo trabalho desenvolvido no IF Goiano de Cristalina, Lucia Vânia também recebeu o título de cidadã do município. “É uma honra muito grande para mim como senadora receber essa homenagem”, disse. Além de Cristalina, a senadora destinou recursos para os IFs de Morrinhos e Ipameri.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos