Luis Enrique pode ser punido pela Fifa após as cenas lamentáveis na final da Copa do Mundo de Clubes. O treinador do Paris Saint-Germain empurrou o atacante João Pedro, do Chelsea, em uma confusão logo após o apito final da partida. Se as ações do técnico forem consideradas graves, ele poderá pegar até três jogos de suspensão.
Caso a punição não seja uma suspensão em jogos, que seria somente direcionada para a próxima Copa do Mundo de Clubes, Luis Enrique pode receber uma multa por conta da confusão. Segundo os jornais “Marca” e “Mundo Deportivo”, ambos da Espanha, a pena não seria transferida para outras competições nacionais ou continentais.
Nas imagens captadas logo após o apito final (em vídeo no início da matéria), o atacante João Pedro aparece discutindo com atletas do PSG. O técnico Luis Enrique tenta interceder, e o brasileiro dá um empurrão no espanhol que, em seguida, revida.
O vídeo mostra ainda que a briga começou com uma grande discussão do volante Andrey Santos, do Chelsea, e o lateral Nuno Mendes, do Paris Saint-Germain. Outros jogadores chegaram para separá-los, a confusão aumentou.
Em entrevista coletiva após o final da partida, Luis Enrique comentou que tinha a intenção de separar a briga entre os jogadores. Ele não entrou em detalhes sobre a agressão a João Pedro, mas reforçou que estava ali para evitar problemas maiores para seus comandados.
Na Fifa, a situação de Luis Enrique é vista como surpreendente, e como um comportamento não apropriado por alguém que deveria liderar sua equipe. Agora, as cenas serão avaliadas e o treinador pode levar alguma punição.
A derrota para o Chelsea na final da Copa do Mundo de Clubes fez com que o PSG perdesse a chance de completar a temporada perfeita. O time de Luis Enrique conquistou todos os títulos que disputou até a Copa do Mundo de Clubes e levou quatro troféus: a Champions League, a Copa da França, a Supercopa francesa e o Campeonato Francês.