Luis Zubeldía chega ao Rio para comandar o Fluminense em clássico

luis-zubeldia-chega-ao-rio-para-comandar-o-fluminense-em-classico

Zubeldía desembarca no Rio de Janeiro para assumir o Fluminense

O novo técnico do Fluminense Luis Zubeldía chegou ao Rio de Janeiro para assumir o comando do clube. O argentino foi anunciado no cargo na última quinta-feira e assinou contrato com o clube até o final de 2026. Zubeldía será o primeiro estrangeiro a comandar o time em quase três décadas.

A diretoria tricolor trabalha nos bastidores para que o argentino possa estar na beira do gramado do Maracanã no próximo domingo, no clássico contra o Botafogo, às 16h. Para isso, o nome dele precisa estar publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até a noite desta sexta-feira.

Zubeldía sai do aeroporto diretamente para o Centro de Treinamento Carlos Castilho, na zona oeste do Rio. Ele terá o primeiro contato com o elenco já nesta sexta e comanda o treino. No sábado já define o time que vai à campo tentar romper a sequência de oito derrotas do clube no Clássico Vovô.

Chegam junto com ele os auxiliares Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, além do preparador físico Lucas Vivas. Zubeldía é o primeiro técnico estrangeiro do Fluminense em quase 30 anos. O último foi Hugo de León, em 1997. O uruguaio permaneceu apenas 20 dias no cargo e foi demitido por ser amigo de Renato Gaúcho, à época jogador do time.

Apesar de jovem para a profissão, apenas 44 anos, o argentino é um treinador com grande rodagem. Começou na carreira aos 26, em 2008, no Lanús, onde comandou o centroavante Cano. Depois do começo na Argentina, rodou pelas Américas do Sul e do Norte, passando por Barcelona-EQU, Racing, LDU, Santos Laguna, Independiente Medellín e Cerro Porteño. Ainda teve um período na Europa treinando o Alavés, da Espanha.

Chegou ao Brasil em 2024 para assumir o São Paulo. A passagem que durou quase um ano terminou sem títulos. Passou a Libertadores do primeiro ano invicto, mas caiu nos pênaltis nas quartas de final contra o Botafogo, que terminou campeão. No Brasileirão foi quinto colocado, recolocando a equipe na disputa do torneio continental. Apesar da segunda melhor campanha na fase de grupos em 2025, não resistiu aos maus resultados no começo do campeonato nacional e pediu demissão durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp