O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre as conversas com o presidente dos EUA, Donald Trump, destacando que o norte-americano atualmente não acredita na economia verde, mas ressaltou que a mudança de postura do republicano é uma questão de tempo. Lula afirmou: ‘O presidente Trump me disse ‘eu não acredito em economia verde’. Ele vai acreditar, porque em algum momento ele vai perceber que nós não temos muita alternativa. É apenas uma questão de tempo’.
Às vésperas da COP30, Lula reforçou o convite feito a Trump para visitar o Brasil, enfatizando uma possível visita à Amazônia. Segundo Lula, ‘Eu insisti que ele venha aqui. Vá conhecer a Amazônia, você vai perceber que o humor da gente fica maravilhosamente bom’. Após reuniões consideradas positivas entre os líderes em termos comerciais, o presidente destacou que ligará novamente para Trump se as negociações não avançarem até o fim da conferência climática da ONU sediada pelo Brasil neste mês.
Na visão de Lula, Brasil e Estados Unidos representam as duas maiores democracias do mundo ocidental e, por isso, ambos devem demonstrar respeito mútuo para projetar cordialidade internacional. Ele afirmou: ‘Melhor será para os Estados Unidos e melhor será para o Brasil’. Os presidentes se encontraram na Malásia em outubro, visando superar as tensões bilaterais após os EUA aumentarem de 10% para 50% as tarifas sobre a maioria dos produtos brasileiros importados.
Lula mencionou que o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estão preparados para uma nova rodada de negociações e podem viajar aos EUA, se necessário. O presidente brasileiro demonstrou otimismo em relação à importância do diálogo e da cooperação entre as duas nações para benefício mútuo.




