Lula anuncia ligação direta para Trump após reunião na Malásia

lula-anuncia-ligacao-direta-para-trump-apos-reuniao-na-malasia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na noite deste domingo (26), já manhã de segunda-feira (27) na Malásia, que a depender do resultado nas negociações com os Estados Unidos nessa semana, vai ligar diretamente para o presidente Donald Trump.

“Eu já falei com os meus negociadores. Ele [Donald Trump] foi para a Coreia, para o Japão, mas a depender do resultado dessa semana, eu já vou importuná-lo com um telefonema direto”, afirmou Lula. “Ele também tem o meu telefone. Só que, como eu não uso celular, eu dou o do meu cerimonial, o (embaixador Fernando) Igreja. Então, ele liga para o Igreja a hora que ele quiser e nós conversamos”, prosseguiu.

Os dois presidentes trocaram telefones pessoais após conversa que tiveram por telefone no início do mês. A fala de Lula ocorreu após uma reunião com o presidente dos Estados Unidos no domingo (26), em Kuala Lampur, na Malásia.

Durante coletiva de imprensa, o petista afirmou ainda que a reunião com Trump foi “surpreendentemente boa” e que teve a impressão de que logo não haverá problema entre os países. Lula disse reconhecer ser um direito de um Presidente da República aplicar taxas quando acredita que a indústria nacional está sendo prejudicada, mas que as decisões dos Estados Unidos foram tomadas com base em informações erradas.

A reunião entre os presidentes, que aconteceu neste domingo (26), marcou um novo passo das negociações entre os dois países. Essa foi a primeira vez que os líderes se encontraram oficialmente para conversar sobre as tarifas impostas pelos EUA às exportações brasileiras. Antes disso, Trump e Lula chegaram a falar por telefone e se encontraram brevemente na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro. Em entrevista a jornalistas após a reunião, o ministro das relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o encontro foi positivo, e reiterou que Lula voltou a pedir a suspensão das tarifas durante o período de negociação.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp