Em pronunciamento à nação na véspera do Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo país em 2025, mas destacou que ‘todos que torceram ou jogaram contra o Brasil acabaram perdendo’. Segundo Lula, foi um ano de muitos desafios, porém, o povo brasileiro saiu como vencedor diante das adversidades. Uma das questões que desafiaram o governo foi a imposição de tarifas adicionais pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, mas graças à atuação da diplomacia brasileira, as medidas foram revogadas em novembro.
No discurso transmitido em cadeia nacional de rádio e TV, Lula ressaltou a postura do Brasil no cenário internacional, destacando que o país optou pelo diálogo e fraternidade, protegendo suas empresas e evitando demissões. O presidente celebrou a vitória pela soberania e democracia, ressaltando que o povo brasileiro saiu vencedor. Entre as conquistas do governo, Lula mencionou a saída do Brasil do Mapa da Fome e a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000 por mês, que beneficiará milhões de famílias a partir de janeiro.
O presidente também abordou a questão da Segurança Pública, destacando a atuação da Polícia Federal em operações contra o crime organizado e o compromisso em combater a violência contra as mulheres. Lula reforçou o compromisso do governo em combater privilégios, citando a intenção de acabar com a escala de trabalho 6×1, sem redução de salário. Ele ressaltou que é uma demanda popular que o governo se compromete a transformar em realidade.
Para o próximo ano, 2026, Lula destacou que a pauta da escala 6×1 será uma das prioridades do governo e da base no Congresso Nacional, em meio a um ano de nova disputa eleitoral. O presidente finalizou seu pronunciamento destacando que, apesar das dificuldades enfrentadas, o Brasil saiu mais forte e unido, com perspectivas positivas para o futuro. Lula reforçou a importância da união e colaboração de todos os brasileiros para superar os desafios que estão por vir e construir um país mais justo e próspero para todos.




