O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou na sexta-feira (6) para o ano de 2026 como um período de embate entre verdade e mentira, destacando que a verdade será mantida graças à mobilização das pessoas para desmascarar informações falsas. Durante um evento em Salvador, Lula ressaltou a importância da população em desmascarar a disseminação de mentiras: “2026 será o ano da verdade. Cabe a cada prefeito, vereador, dirigente sindical, mulheres e homens não permitir que haja prevalência da mentira, porque não é possível conviver com a quantidade de mentira que essa gente coloca todo santo dia”.
Na ocasião, Lula participou do lançamento de ações do Novo PAC Saúde, visando fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e combater as fake news voltadas à descredibilização do programa de saúde. O presidente ainda destacou o papel fundamental do SUS durante a pandemia de Covid-19, enfatizando que, sem esse sistema, o país estaria em situação ainda mais crítica. Lula denunciou a existência de uma “indústria de contar mentiras” no Brasil, ressaltando a necessidade crucial de combater essa prática nociva com o auxílio das autoridades e da sociedade. O presidente reiterou a importância de provar que a verdade prevalece sobre o mal e a mentira no decorrer de 2026.
Durante o evento, o governo anunciou investimentos para a aquisição de 2,1 mil veículos destinados ao transporte de pacientes do SUS, com um aporte total de R$ 815 milhões. Esses veículos, como micro-ônibus, vans e ambulâncias, serão empregados para ampliar o acesso a exames, cirurgias e deslocamento de pacientes para tratamentos especializados, com foco especial no combate ao câncer. Além disso, foram autorizadas compras de novos equipamentos médicos, como tomógrafos e combos para cirurgias gerais e oftalmologia, visando melhorar a estrutura e atendimento dos hospitais públicos em diversos municípios. A previsão é que esses investimentos contribuam significativamente para aprimorar a rede de saúde pública no Brasil em 2026.



