O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta quarta-feira, 30, o procurador federal Gilberto Waller Júnior para a presidência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Antes, ele era corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU (Advocacia-Geral da União).
Trajetória profissional
Conforme o Planalto, Waller Júnior é bacharel em Ciências Jurídicas e pós-graduado em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Ele atuou como corregedor-geral do INSS de 2001 a 2004 e subprocurador-geral entre 2007 e 2008.
Demissão de Alessandro Stefanutto
Em 23 de abril, Lula demitiu o ex-presidente Alessandro Stefanutto, alvo da Operação Sem Desconto, que investiga desvios de R$ 6,3 bilhões em benefícios previdenciários entre 2019 e 2024. A PF indica que entidades faziam descontos não autorizados em folhas de pagamento com falsificação de documentos.
Waller assume o INSS sob pressão para reformular processos internos após as denúncias. Sua trajetória inclui passagens pela Controladoria-Geral da União (CGU), onde atuou como ouvidor-geral e corregedor entre 2016 e 2023.