Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá anunciar a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. O anúncio deverá ocorrer nesta segunda-feira, 20, antes da viagem do presidente para compromissos na Ásia.
Segundo analistas políticos, a nomeação do novo ministro é um movimento estratégico como objetivo de reaproximar o governo dos movimentos sociais e fortalecer a base de esquerda com vistas às eleições de 2026. Além disso, Boulos é visto como influência para a área de diálogo direito entre o governo federal e movimentos sociais.
Para que a nomeação se concretize, o presidente Lula irá definir o futuro do atual ministro, Márcio Macedo. De acordo com informações, o ministro não será demitido e sim realocado para outra função dentro do governo.