Lula e Alckmin se encontram em jantar beneficente, em São Paulo

Lula e Alchmin se encontram em jantar beneficente, em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin se encontraram na noite deste domingo (19) em São Paulo. Essa foi a primeira aparição pública de ambos desde a intensificação das especulações de que ambos estão montando uma chapa para as eleições de 2022.

O encontro entre eles aconteceu durante um jantar, promovido pelo Prerrogativas, grupo de advogados ligados a causas sociais. Outras pessoas públicas do meio político também estavam presentes no evento, como o ex-governador Márcio França (PSB) e o ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

Eles estão entre os principais incentivadores da parceria entre Alckmin e Lula. Ambos pretendem concorrer ao governo de São Paulo, e o posicionamento de Alckmin como vice de Lula retiraria um forte adversário da disputa.

Na última quarta-feira (15) Alckmin anunciou que estava deixando o partido PSDB, partido em que foi membro por 33 anos e foi um dos fundadores. Alckmin ainda não se filiou a nenhum novo partido.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp