Press "Enter" to skip to content

Lula é confiável para 54% dos brasileiros, aponta pesquisa 

Última atualização 17/01/2023 | 14:53

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi considerado “de confiança” para 54% dos brasileiros. A avaliação coincide com a invasão dos prédios sede dos Três Poderes em Brasília, em 8 de dezembro. O levantamento foi feito pelo Ipec e tem margem percentual de erro de dois pontos para mais ou para cima. Ao todo, duas mil pessoas acima de 16 anos em 128 municípios participaram da entrevista realizada entre 06 e 10 de janeiro 

 

A maior parte das pessoas que acredita no petista é nordestina (77%), tem ensino fundamental (65%), idoso (63%), recebe mensalmente até um salário mínimo (62%) e é católica (61%). Por outro lado, evangélicos (55%), moradores do  Sudeste (47%) e Sul (53%), com renda mensal de acima de cinco salários mínimos (53%) e com o ensino médio (47%) e superior (49%) são os que menos acreditam em Lula. Os participantes que afirmam não confiar (41%) ou não opinaram (4%) somam 45%.  

 

Em dezembro de 2010, no fim do segundo mandato consecutivo, Lula acumulava 87% de aprovação pessoal da população brasileira, conforme pesquisa da CNT/Sensus. A gestão do petista teve balanço de estabilidade econômica, queda da inflação, redução da pobreza e desigualdade social e ainda crescimento econômico com valorização das commodities e criação do programa de transferência de renda Bolsa Família.

 

O vandalismo e depredação do patrimônio público no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) por bolsonaristas fez Lula decretar intervenção federal na segurança pública do DF. Na prática,  a segurança pública da capital federal passa temporariamente a ser responsabilidade da União. Desde os atos antidemocráticos, o governo vem se empenhando em identificar os envolvidos para punir e reaver os custos com reconstrução dos prédios e objetos destruídos.