Lula conversou com o presidente da Colômbia sobre a situação da Venezuela. Lula e Petro ressaltaram na conversa que a ação dos Estados Unidos constitui “um precedente extremamente perigoso para a paz e segurança regionais e para a ordem internacional”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (8) com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Os dois debateram sobre a situação na Venezuela, que teve seu líder retirado do poder em uma ação dos Estados Unidos durante o final de semana. Concordaram que a situação na Venezuela deve ser resolvida exclusivamente por meios pacíficos, através de negociações e respeitando a vontade do povo venezuelano, afirmou o governo brasileiro em nota após a ligação.
Segundo o governo brasileiro, Lula e Petro enfatizaram na conversa que a ação dos Estados Unidos constitui “um precedente extremamente perigoso para a paz e segurança regionais e para a ordem internacional”.
O Palácio do Planalto informou que os presidentes também saudaram o anúncio feito na tarde desta quinta-feira (8) pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela de liberação de presos nacionais e estrangeiros.
Ontem, o presidente da Colômbia também conversou por telefone com o presidente dos EUA, Donald Trump. Segundo o norte-americano, eles falaram sobre a “situação das drogas” e sobre “as divergências que tiveram”. A ligação aconteceu após troca de farpas entre os dois presidentes. Trump afirmou nos últimos dias que uma ação também na Colômbia “soava bem”. Após a declaração, Petro chamou Trump de senil.
Esta reportagem está em atualização.




