Press "Enter" to skip to content

Lula faz críticas a Bolsonaro: “ele não tem nenhuma chance de voltar à presidência”

Última atualização 10/02/2023 | 17:47

Durante entrevista à repórter Christiane Amanpour, da CNN International, o presidente Lula tocou em diversos temas em meio à sua visita aos Estados Unidos. Um dos assuntos em pauta foi a respeito de Jair Bolsonaro. O petista teceu diversas críticas ao candidato que ele derrotou nas eleições de 2022, afirmando que o adversário não tem “nenhuma chance” de voltar ao cargo.

As falas de Lula durante a entrevista

Na entrevista, Lula fez questão de criticar Bolsonaro e voltou a trazer à tona a unificação do Brasil, incluindo especialmente aqueles que votaram no ex-presidente. “Estou convencido de que nem todo mundo que votou no Bolsonaro é bolsonarista”, disse o petista.

Lula também chamou novamente o governo anterior de genocida, por conta das ações contra os yanomami e também devido ao comportamento institucional durante a pandemia da Covid-19. O presidente falou que a condenação de Bolsonaro depende dos tribunais: “ele merece a presunção de inocência que eu não tive”.

No entanto, Lula não vai conversar a respeito de Bolsonaro com o presidente dos EUA, Joe Biden, apenas se o norte-americano tocar no assunto. Vale ressaltar que atualmente o ex-presidente do Brasil está morando no estado da Flórida.

Entre outros temas que entraram em discussão na entrevista à CNN, Lula tomou um posicionamento pacifista em relação à Guerra na Ucrânia, algo que se diferencia de Biden. Enquanto o petista estiver conversando com o norte-americano, nesta sexta, 10, a primeira-dama Janja estará “tomando um chá” com a primeira-dama dos EUA, Jill Biden.