O presidente Lula inicia nesta sexta-feira (17) uma importante viagem à Europa, abrangendo agendas oficiais em Espanha, Alemanha e Portugal, marcando presença em diversos eventos estratégicos da Política internacional. A expectativa é que os principais temas abordados envolvam cooperação econômica, democracia e integração entre os países europeus e o Brasil.
Segundo o Governo Federal, a agenda oficial de Lula tem início na Espanha, onde ocorre a 1ª Cúpula Brasil–Espanha, seguida de um encontro com empresários de setores como agronegócio, energia e infraestrutura. O compromisso evidencia o empenho brasileiro em ampliar parcerias e reforçar seu papel global.
Nesta sexta-feira, Lula inicia as atividades com uma reunião restrita entre chefes de governo. Em seguida, ministros espanhóis e brasileiros participam da reunião plenária, com expectativa de assinatura de acordos em áreas estratégicas, dentre elas igualdade de gênero e economia social, além de ações para combater violência contra mulheres.
Agenda intensa na Espanha
Além das reuniões governamentais, a presença do presidente brasileiro na Espanha inclui participação em jantar de gala oferecido pelo governo local, no Museu Nacional de Arte da Catalunha, no contexto do Fórum Democracia Sempre. De acordo com a programação oficial, cerca de 12,6 bilhões de dólares giraram na corrente de comércio entre os dois países em 2024, refletindo a importância desse diálogo.
Empresários dos dois países receberão Lula para encontros bilaterais, visando estimular novos investimentos. O Brasil, com superávit de 4,96 bilhões de dólares em sua relação comercial com a Espanha, aposta numa atuação internacional fortalecida. A agenda visa ampliar mercados e assegurar uma posição estratégica da Política Brasileira no cenário global.
“O objetivo é incrementar a cooperação em setores de inovação, energia e infraestrutura”, informou uma fonte do Lula à reportagem do DE. Representantes do agronegócio, telecomunicações e finanças também discutem oportunidades para os próximos anos, demonstrando a integração econômica e política buscada pelo Brasil.
Giro europeu avança pela Alemanha
No sábado (18), o presidente segue para Barcelona, onde acontecerá sua participação na 4ª Reunião de Alto Nível do Fórum Democracia Sempre, espaço criado em 2024 para intensificar a coordenação internacional pela democracia. Chefes de Estado e de governo de diferentes regiões do mundo estarão presentes, discutindo desafios atuais e construindo parcerias multilaterais.
Na sequência, o roteiro leva Lula à Alemanha, entre os dias 19 e 20 de abril, para participar do prestigiado Encontro Econômico Brasil–Alemanha, evento que chega à sua 42ª edição. Empresários, autoridades e especialistas tratarão de temas cruciais como inovação, sustentabilidade, indústria de defesa, inteligência artificial e impactos geopolíticos da nova ordem mundial.
Em Hannover, Lula deve reunir-se com o chanceler alemão Friedrich Merz e integrantes da delegação ministerial alemã para aprofundar o diálogo bilateral. Durante a terceira Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, Brasil e Alemanha devem assinar cerca de 10 acordos em áreas como defesa, IA, infraestrutura e energia, consolidando avanços significativos para os dois países.
Encontros estratégicos e acordos bilaterais
Segundo informações do Palácio do Planalto, a visita à Alemanha é estratégica para o fortalecimento do eixo comercial e tecnológico entre os países. O Encontro Econômico Brasil–Alemanha deverá resultar em novas parcerias nas áreas de inovação e desenvolvimento sustentável, reforçando a atuação do Governo Federal em agendas de meio ambiente, transição energética e modernização industrial.
De acordo com analistas de Política internacional, a expectativa é de que as negociações em defesa, TI e sustentabilidade impactem positivamente o desenvolvimento brasileiro, criando condições para inserção do país em cadeias produtivas globais de alta tecnologia. Essa aproximação, afirmam especialistas, também fortalece o peso do Brasil em discussões sobre inteligência artificial e inovação militar.
O presidente deve participar ainda de sessões plenárias e debates técnicos, apresentando pautas brasileiras voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas e à integração econômica com a União Europeia. O anúncio de iniciativas conjuntas na área de energia renovável e novos financiamentos para infraestrutura pode ser um dos principais destaques deste trecho da visita.
Lula encerra tour internacional em Portugal
A etapa final da viagem de Lula pela Europa terá início na manhã de terça-feira (21), em Portugal. No país, o presidente brasileiro realizará encontros com Luís Montenegro, primeiro-ministro português, no Palácio de São Bento, e com o presidente da República Portuguesa, António José Seguro, no Palácio de Belém, fortalecendo laços diplomáticos e a agenda bilateral.
O primeiro encontro oficial entre Lula e António José Seguro deve focar em temas sensíveis como a comunidade brasileira estabelecida em Portugal, desafios da imigração, paz e segurança internacional, além do aprofundamento dos acordos de cooperação entre os dois países. As relações históricas entre Brasil e Portugal, pautadas pela colaboração educacional e cultural, também estarão em debate.
Durante as reuniões, será discutida a integração de brasileiros residentes em solo português, com possíveis anúncios de facilitação de trâmites migratórios e novas medidas de proteção social. Ainda, será reforçada a importância do intercâmbio em áreas como ensino superior, ciência, tecnologia e inovação, consolidando o papel de Portugal como parceiro estratégico da Política em Goiás e de todo o Brasil nas relações internacionais.
A previsão é de que Lula retorne ao Brasil na quarta-feira (22), encerrando uma das agendas mais amplas e articuladas do seu mandato nesta nova fase da Lula no comando da presidência. “É fundamental fortalecer laços econômicos e políticos em um momento de tantos desafios geopolíticos”, declarou um assessor direto do presidente ao DE.
O que esperar para os próximos dias? O tour europeu pode resultar em novos acordos comerciais, maior protagonismo do Brasil nas discussões globais sobre democracia e clima, além de potencializar investimentos estrangeiros nos setores de tecnologia e energia. Segundo a avaliação do Ministério das Relações Exteriores, as tratativas em curso devem render frutos para a economia nacional pelos próximos anos.
Especialistas avaliam que as visitas à Espanha, Alemanha e Portugal reiteram o compromisso do Brasil com princípios democráticos, integração internacional e desenvolvimento sustentável. A presença do presidente na Europa é, ainda, uma resposta estratégica ao cenário pós-pandemia e aos desafios impostos pelo recente contexto político – marcado, inclusive, por disputas e reconfigurações na Bolsonaro e sua oposição no cenário nacional.



