Lula lamenta morte de servidores do IBGE que faleceram em incêndio em Brasília
Trabalhadores foram identificados como Manoel José de Souza Neto e Valmir de Souza e Silva. De acordo com o IBGE, os dois eram participantes da brigada de incêndio do órgão.
Manoel José de Souza Neto e Valmir de Souza e Silva são os dois servidores mortos em incêndio no DF. — Foto: IBGE/Divulgação
Manoel José de Souza Neto e Valmir de Souza e Silva são os dois servidores mortos em incêndio no DF. — Foto: IBGE/Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de dois servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que morreram carbonizados nesta terça-feira (29).
Os dois faleceram durante o combate de um incêndio em uma área de vegetação às margens da DF-251, entre Santa Maria e São Sebastião, no Distrito Federal.
> “Minha solidariedade e meu abraço às famílias, aos colegas de trabalho e a todos que se dedicam diariamente à proteção do meio ambiente. Esses trabalhadores estavam cumprindo sua missão com coragem e comprometimento, defendendo o nosso país, a nossa biodiversidade e o nosso povo”, disse Lula.
O pronunciamento do presidente foi feito através de post nas redes sociais e também em nota de pesar publicada pelo Palácio do Planalto (leia a nota na íntegra no final da reportagem).
✅ Clique aqui para seguir o canal do DE DF no WhatsApp
VÍTIMAS ATUAVAM EM INCÊNDIO NO DF
As vítimas, de 65 anos, tentavam combater o fogo perto da reserva ecológica do órgão. De acordo com o IBGE, os dois eram participantes da brigada de incêndio do órgão. Eles foram identificados como:
* Manoel José de Souza Neto
* Valmir de Souza e Silva
Os dois servidores eram técnicos de Planejamento, Gestão, Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas e tinham jornada de trabalho de 40 horas semanais, segundo o Portal da Transparência.
Valmir de Souza e Silva foi admitido em 1981 e Manoel José de Souza Neto ingressou no IBGE em 1982.
COMO FOI O INCÊNDIO
Tenente do Corpo de Bombeiros fala sobre incêndio que vitimou dois servidores do IBGE.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do DF, o fogo começou por volta das 13h, e nove viaturas foram mobilizadas para o combate. Às 15h30, as equipes foram informadas de que dois servidores que atuavam em outro ponto da área estavam desaparecidos.
Momentos depois, os corpos carbonizados dos dois homens foram localizados por moradores da região.
> “Quando nós chegamos ao local, constatamos que eles tinham sido atingidos pelas chamas e que, realmente, não apresentavam mais sinais vitais”, disse o tenente do CBMDF Éder Silva.
A dinâmica do acidente ainda não foi esclarecida. A 30ª Delegacia de Polícia investiga o caso.
O QUE DISSE LULA
Lamento profundamente a trágica perda dos dois servidores do IBGE durante o combate ao incêndio florestal no Distrito Federal. Minha solidariedade e meu abraço às famílias, aos colegas de trabalho e a todos que se dedicam diariamente à proteção do meio ambiente. Esses trabalhadores estavam cumprindo sua missão com coragem e comprometimento, defendendo o nosso país, a nossa biodiversidade e o nosso povo.
Desde o início do nosso governo, temos atuado em diversas frentes contra os incêndios florestais e os efeitos da emergência climática. A sanção da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, há um ano, por exemplo, trouxe importantes avanços, com mais brigadistas, mais equipamentos, apoio aos estados e ações coordenadas de prevenção e resposta. Hoje o Brasil está mais preparado para enfrentar os incêndios.
Mas sabemos que ainda há muito a fazer. Vamos seguir investindo, com seriedade e responsabilidade, para proteger vidas humanas, as florestas brasileiras e o futuro das próximas gerações.
LEIA TAMBÉM:
* INCÊNDIO NO DF: dois servidores do IBGE morrem carbonizados em incêndio florestal à margem de rodovia
* CRIME NA ASA SUL: suspeito de agredir mãe idosa e com Alzheimer e desviar herança deixada pela avó é preso
Leia mais notícias sobre a região no DE DF.