Uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta terça-feira (16) revelou que o ex-presidente Lula sairia vitorioso em possíveis cenários de segundo turno nas eleições presidenciais de 2026. Em confrontos diretos com figuras da direita, Lula obteve vantagem significativa. Em um embate contra o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato pelo PL, Lula pontua 46% das intenções de voto, contra 36% do parlamentar.
Comparado ao levantamento de agosto, Lula tinha 48% e Flávio 32%, indicando uma vantagem ainda maior para o ex-presidente. Outro cenário avaliado foi com Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo pelo Republicanos, onde Lula registrou 45% contra 35% do governador. A pesquisa também incluiu outros nomes da direita, como Ratinho Jr., governador do Paraná pelo PSD; Ronaldo Caiado, governador de Goiás pela União; e Romeu Zema, governador de Minas Gerais pelo Novo, com Lula mantendo a liderança em todos os cenários.
Frente a Ratinho Jr., Lula também se sobressaiu, obtendo 45% contra 35% do governador. Em relação a Caiado, Lula alcançou 44% das intenções de voto, enquanto o governador de Goiás ficou com 33%. Em um confronto com Zema, Lula liderou com 45%, contra 33% de Zema. Todos os cenários apresentaram um índice elevado de eleitores indecisos, variando entre 3% e 4%, com brancos, nulos ou não votariam somando entre 15% e 20%.
A pesquisa foi conduzida pela Genial Investimentos e entrevistou 2.004 eleitores em todo o Brasil entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.



