Lula mantém liderança em pesquisa eleitoral, com Flávio se aproximando

lula-mantem-lideranca-em-pesquisa-eleitoral2C-com-flavio-se-aproximando

A pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (11) revelou que Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, continua liderando as intenções de voto para a presidência em 2026, porém a vantagem sobre Flávio Bolsonaro, do PL, diminuiu em relação ao final de 2025. Em um possível segundo turno, Lula conta com 43% das intenções, enquanto Flávio tem 38%, uma diferença de cinco pontos. No final de 2025, a diferença era de dez pontos, com Lula à frente com 46% ante 36% de Flávio. Ambos lideram também o ranking de rejeição.

O levantamento indica que Flávio Bolsonaro se tornou o candidato mais competitivo da oposição a Lula. Em cenários de primeiro turno, o senador aumentou sua porcentagem em um contexto que envolve Lula e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, indo de 28% para 31%. Lula manteve-se com 37%, enquanto o apoio a Ratinho Jr. caiu de 11% para 7%.

A pesquisa entrevistou 2.004 eleitores entre os dias 5 e 9 de fevereiro, com margem de erro de dois pontos percentuais. A Quaest é registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00249/2026. Nos cenários de primeiro turno, Ratinho Jr. apresenta desempenho ligeiramente superior aos outros governadores. O PSD, partido do governador paranaense, também conta com Eduardo Leite e Ronaldo Caiado como pré-candidatos.

A aglutinação de candidaturas no PSD é vista como uma estratégia para formar um bloco distinto do PT e do bolsonarismo. Até o momento, Ratinho Jr. tem o melhor desempenho do bloco, alcançando 8% das intenções de voto em um cenário com Lula, Flávio Bolsonaro e Romeu Zema. Lula lidera com 35%, Flávio tem 29% e Zema conta com 4%. Em outro cenário sem Zema, a variação é para 7% de Ratinho Jr., 37% de Lula e 31% de Flávio, sugerindo que a entrada de novos candidatos consegue captar votos de Lula e Flávio.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp