Lula nomeia Padilha

image-89s30iyhwp

Alexandre Padilha é nomeado ministro da Saúde por Lula, substituindo Nísia Trindade. Padilha promete fortalecer o SUS.

Nomeação de Alexandre Padilha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Alexandre Padilha como o novo ministro da Saúde, substituindo Nísia Trindade. Essa mudança faz parte de uma reforma ministerial iniciada por Lula. Padilha, que atualmente comanda a Secretaria de Relações Institucionais, assume o cargo com a missão de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

Compromissos de Padilha

“Fui convidado pelo presidente Lula para ser ministro da Saúde e aceitei com muita honra essa nova missão”, declarou Padilha. Ele destacou que “fortalecer o SUS continuará sendo a nossa grande causa, com atenção especial para a redução do tempo de espera de quem busca cuidado na rede de saúde.” Essa é a principal ordem que recebeu do presidente Lula.

Agradecimento a Nísia Trindade

Padilha também agradeceu a Nísia Trindade, sua antecessora, por deixar um legado de reconstrução do SUS após anos de gestões consideradas negacionistas. Ele reconheceu que essas gestões custaram centenas de milhares de vidas.

Perspectivas para o Futuro

A nomeação de Padilha para o Ministério da Saúde foi confirmada após Lula discutir a necessidade de um perfil mais político para a pasta. Padilha concordou em permanecer no governo até o fim de 2026, abrindo mão de concorrer à Câmara de Deputados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp