Lula parabeniza Daniel Noboa por reeleição no Equador: Brasil e Equador unidos pela integração na América Latina

lula-parabeniza-daniel-noboa-por-reeleicao-no-equador3A-brasil-e-equador-unidos-pela-integracao-na-america-latina

Lula parabeniza Daniel Noboa por reeleição no Equador

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou os seus parabéns a Daniel Noboa pela reeleição à Presidência do Equador. Em um comunicado oficial, o governo brasileiro afirmou que continuará trabalhando em estreita colaboração com o país vizinho em busca do multilateralismo e da integração entre as nações latinas.

“Saúdo o povo equatoriano e o presidente reeleito, Daniel Noboa, pelas eleições realizadas no último domingo, 13 de abril. O Brasil manterá seu compromisso em defender o multilateralismo, promover a integração sul-americana e buscar o desenvolvimento sustentável da região amazônica”, declarou Lula em sua nota.

Noboa, um candidato de direita, conquistou a reeleição no domingo com 55% dos votos, deixando sua adversária, Luisa González, com 44,12% da preferência do eleitorado. O próximo mandato do presidente equatoriano terá início em 24 de maio, sucedendo seu primeiro mandato iniciado em 23 de novembro de 2023.

Apesar da vitória de Noboa, a candidata da esquerda, Luisa González, recusou-se a reconhecer o resultado, alegando fraude eleitoral e denunciando a situação como uma ditadura. Ela informou que irá solicitar a recontagem dos votos com base em 11 pesquisas que a apontavam como vencedora. “Estão cometendo fraude, a mais grotesca fraude, e denuncio publicamente”, afirmou González.

Daniel Noboa, herdeiro do magnata das plantações de banana Álvaro Noboa e cinco vezes candidato à presidência, recebeu mensagens de felicitação de líderes mundiais como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e outros chefes de Estado da América Latina, destacando-o como “um grande líder para o maravilhoso povo do Equador”.

A reeleição de Daniel Noboa no Equador é um fato de destaque na América Latina, demonstrando a importância das relações bilaterais e do engajamento em questões de integração e cooperação entre os países da região. A continuidade do trabalho conjunto promovido pelo governo brasileiro e pelo Equador sinaliza um comprometimento mútuo com a paz, o desenvolvimento e a prosperidade na América Latina.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp