O presidente brasileiro Lula anunciou na quinta-feira que vetará uma lei aprovada na quarta-feira para reduzir a pena de prisão de seu antecessor Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe.
Lula declarou que vetará a lei que reduziria a pena de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe.
Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que vetará a lei aprovada pelo Parlamento, que diminuiria a pena de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe.
“Quando chegar em minha mesa, irei vetar. Isso não é segredo para ninguém,” disse Lula em coletiva em Brasília.
Bolsonaro, culpado de liderar uma “organização criminosa”, foi condenado a 27 anos de prisão por tentar, em 2022, impedir a ascensão de Lula ao poder.
Se a nova lei for aplicada, sua pena efetiva poderia ser reduzida para pouco mais de dois anos, mas o veto presidencial poderia ser anulado pelo Parlamento.
“Tenho o direito de vetar, e depois eles têm o direito de anular ou não. É o jogo,” afirmou Lula.
Bolsonaro começou a cumprir sua pena no final de novembro na Polícia Federal em Brasília, e o novo texto também prevê conceder liberdade condicional a dezenas de seus seguidores condenados pelos distúrbios de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.




